![Nissan tem nova interessada em fusão — veja qual é](https://gazetadoleste.com/wp-content/uploads/2025/02/Nissan-tem-nova-interessada-em-fusao-—-veja-qual-e-1024x683.jpg)
A vida da Nissan tem sido uma montanha-russa desde 2018. Com mais baixas do que altas, é verdade. Após o escândalo envolvendo o brasileiro Carlos Ghosn, a gigante japonesa enfrenta uma série de desafios de mercado — e as vendas em declínio levaram a companhia a um tombo de cerca de 90% dos lucros entre junho de 2024 e o ano anterior.
A situação é grave a ponto de dois executivos dizerem, em novembro do ano passado, ao jornal Financial Times que a montadora teria entre “12 a 14 meses para sobreviver”. Fatalista ou não, fato é que a Nissan já reduziu sua produção e deu início a uma série de demissões.
Leia mais
- Os 10 carros mais populares da Nissan
- Adeus! Carro da Nissan deve sair de linha em 2025
- Futuristas e diferentões: conheça os carros da Honda que estão vindo aí
Em meio ao caos, a notícia de uma fusão com a Honda agradou boa parte do mercado. Apesar de uma crítica aqui e outra lá, a união das duas empresas japonesas levaria à criação da terceira maior montadora do mundo, avaliada em US$ 60 bilhões. Seria o nascimento de uma gigante para concorrer no setor elétrico, principalmente, com os americanos e os chineses, proprietários da Tesla e da BYD, respectivamente.
O otimismo, no entanto, não durou muito tempo. Como informamos aqui no Olhar Digital, Honda e Nissan encontraram muitas divergências durante as tratativas e devem anunciar em breve o fim oficial das negociações.
Seria esse também o fim da montadora responsável pelo icônico Leaf? Um fato novo indica que não. De acordo com a imprensa internacional, a companhia teria um novo interessado em fazer negócio.
Uma parceria inusitada
- De acordo com o portal Automotive News, a taiwanesa Foxconn manifestou interesse numa fusão.
- A empresa já teria, inclusive, mandado um representante para negociar com a Renault, acionista de 36% da Nissan.
- A Foxconn, para quem não sabe, é a maior fabricante de computadores e de componentes eletrônicos no mundo.
- Ela é responsável, por exemplo, por fabricar alguns componentes, além de montar, os poderosos iPhones.
- A empresa também tem em sua carta de clientes gigantes como a Sony e a Microsoft.
- Como destaca o site especializado Motor1, essa não seria a primeira incursão da Foxconn no setor automotivo.
- Em maio de 2024, a companhia adquiriu 50% de participação na unidade de montagem de sistemas de eixos do ZF Group (um gigante das autopeças).
- Além disso, desde 2021, os taiwaneses mantêm um acordo de fornecimento de semicondutores para a Stellantis.
- Um fato curioso é que Carlos Ghosn já fez elogios públicos a uma possível fusão entre Nissan e Foxconn.
- Disse que as duas empresas seriam complementares e com potencial de crescimento de mercado.
- O mesmo Ghosn, por outro lado, fez críticas a um possível acordo com a Honda ao afirmar que as duas montadoras são “fracas” nas mesmas coisas.
![Foxconn](https://olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Foxconn-1024x683.jpg)
Um pouco mais sobre Ghosn e a Nissan
Falando no empresário brasileiro, ele continua vivendo no Líbano, país para onde fugiu em 2019. Uma fuga cinematográfica, aliás, que contou com a participação até de um ex-membro das Forças Especiais do Exército dos Estados Unidos.
Ghosn estava preso no Japão desde 2018, acusado de cometer crimes financeiros (ele teria subnotificado seus ganhos ao governo japonês).
Por considerar que não receberia um julgamento justo no país asiático, o brasileiro foi para o Líbano, onde tem raízes familiares.
Vale destacar que o empresário nega as acusações e, em 2023, ele entrou com um processo por danos contra a Nissan. Nissan que, desse caso em diante, passou a conviver com crises e resultados negativos.
Especialistas atribuem o tombo à perda de credibilidade junto ao mercado. Além da ascensão de concorrentes asiáticos que também oferecem bons produtos, mas a menores preços. E não estamos falando apenas das montadoras chinesas, mas também das sul-coreanas.
A fusão, portanto, funcionaria como uma tábua de salvação para a Nissan. E o foco agora está na Foxconn. Aguardemos os próximos capítulos da história.
As informações são do site gringo Automotive News.
O post Nissan tem nova interessada em fusão — veja qual é a empresa apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/11/carros-e-tecnologia/nissan-tem-nova-interessada-em-fusao-veja-qual-e-a-empresa/