12 de fevereiro de 2025
Mais de 80% das crianças de 6 a 8 anos
Compartilhe:

Nos últimos dez anos, o uso de internet e a posse de celular entre crianças brasileiras de até 8 anos aumentaram significativamente. O estudo realizado pelo Cetic.br, lançado no Dia da Internet Segura, mostrou que, entre 2015 e 2024, o acesso à internet cresceu consideravelmente em todas as faixas etárias.

Para crianças de 0 a 2 anos, a proporção de usuários saltou de 9% para 44%; de 3 a 5 anos, de 26% para 71%; e de 6 a 8 anos, de 41% para 82%.

O estudo também revelou que a posse de celular próprio aumentou em todas as idades, especialmente entre as crianças de 3 a 5 anos, que passaram de 6% para 20% com o aparelho, e entre as de 6 a 8 anos, que tiveram um aumento de 18% para 36%.

Crianças estão mais na internet, mas seu uso de computadores é menor

  • Por outro lado, o uso de computadores diminuiu, com a proporção de crianças de 3 a 5 anos utilizando esse dispositivo caindo de 26% para 17%, e de 6 a 8 anos, de 39% para 26%.
  • A pesquisa ainda destacou a disparidade no acesso a essas tecnologias conforme a classe social.
  • Crianças de famílias mais ricas (classes AB) apresentam taxas muito mais altas de acesso à internet e posse de celular do que as de famílias das classes C e DE.
Mais crianças acessam a internet em comparação há 10 anos atrás, porém, o computador é menos usado (Imagem: SeventyFour/Shutterstock)

Leia mais:

  • Culpa das telas: casos de ansiedade em crianças disparam no Brasil
  • Senado aprova projeto de proteção de crianças e adolescentes na internet
  • Reino Unido avalia proibir redes sociais para menores de 16 anos

Além disso, a pandemia de Covid-19 teve um impacto importante no aumento do uso de dispositivos móveis, com um pico de crescimento em 2021.

Esse período de restrições fez com que o celular se tornasse ainda mais presente no cotidiano das crianças, o que contribuiu para uma mudança significativa nos hábitos de consumo de tecnologia.

O estudo também aponta que, enquanto o uso de celulares e a internet cresceram exponencialmente, o uso de computadores, como desktops e laptops, diminuiu, refletindo um novo padrão nas interações digitais das crianças.

A pesquisa sugere que a pandemia acelerou esse movimento, colocando as crianças, especialmente a partir dos 3 anos, em um novo patamar de acesso às tecnologias móveis.

crianças usando celular
Uso de dispositivos móveis como celulares e tablets por crianças aumentou no período (Imagem: Twin Design/Shutterstock)

O post Mais de 80% das crianças de 6 a 8 anos acessam a internet apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/12/internet-e-redes-sociais/mais-de-80-das-criancas-de-6-a-8-anos-acessam-a-internet/