Na última terça-feira, 11 de fevereiro, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) fez a entrega do Prêmio de Gestão Ambiental Municipal para gestores da cidade de Grajaú. A premiação tem por objetivo reconhecer as ações ambientais das regiões legalmente habilitadas, incentivando os avanços no desenvolvimento de cidades sustentáveis.
Dentre os premiados estão os municípios de Grajaú, Imperatriz e São Raimundo das Mangabeiras, que ficaram com os 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente, pela Gestão Ambiental de 2023.
O certificado do 1º lugar foi entregue na sede da Sema ao ex-prefeito Mercial Arruda e a toda equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, representada pelo secretário Francisco Neto, pelo empenho em fortalecer a gestão ambiental.
Como forma de agradecimento, Mercial Arruda comentou, a respeito do chefe do executivo do governo do estado: “É um governador muito ligado aos afazeres do campo e que prioriza as políticas de meio ambiente”, ressaltou.
O deputado Ricardo Arruda, presente na entrega do prêmio, parabenizou a Sema pelo reconhecimento. “Eu fico feliz em ver Grajaú com esse destaque, agradeço o estado por valorizar a descentralização, o que leva os municípios a terem uma gestão mais efetiva, agradeço a equipe pelo desempenho”.
A premiação é realizada com base nos relatórios ambientais enviados pelos municípios em conformidade com a Resolução CONSEMA nº 043-2019. Entre os critérios de escolha, os municípios precisam comprovar a existência do órgão municipal de meio ambiente e do conselho, ações de educação ambiental, planos municipais de saneamento e resíduos sólidos, além de iniciativas voltadas para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU.
*Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/meio-ambiente/2025/02/governo-do-maranhao-premia-municipios-que-se-destacaram-na-gestao-ambiental/