13 de fevereiro de 2025
DeepSeek: como e por que a inteligência artificial chinesa deu
Compartilhe:

Ao desenvolver uma IA mais com muito menos recursos, a DeepSeek mudou completamente o mercado ocidental de inteligência artificial. O lançamento do produto de uma startup chinesa provocou um grande choque em Wall Street, fazendo com que o valor de mercado de muitas empresas de tecnologia estadunidenses despencassem.

Como e por que a DeepSeek deu prejuízo a NVIDIA?

Desde 2022, o governo dos EUA vêm impondo sanções ao governo chinês, proibindo a venda de semicondutores avançados e chips de inteligência artificial da Nvidia para empresas na China. Apesar disso, nos últimos anos, os chineses desenvolveram suas próprias placas de processamento de IA e passaram a treinar seus modelos de inteligência artificial. 

Logomarca da Deep Seek (Imagem: Poetra.RH/Shutterstock)

Ademais, ao contrário de empresas como OpenAI e Google, que compartilham poucos detalhes técnicos, a equipe do DeepSeek publicou todos os artigos científicos ao lançar seu modelo. Isso pode acelerar um ponto de virada no nível de investimento necessário para as Big Techs ocidentais no que diz respeito ao desenvolvimento de IA. Mas, calma, vamos explicar tudo isso em mais detalhes a seguir.

Afinal, o que é a DeepSeek e como ela funciona?

Sediada em Hangzhou, a DeepSeek é uma empresa chinesa de inteligência artificial fundada em 2023 a partir de uma startup universitária. Mais recentemente, em janeiro de 2025, a empresa lançou o seu LLM (Large Language Model) R1 por uma fração do custo de desenvolvimento de seus concorrentes ocidentais. 

inteligência artificial
Homem utilizando serviço de IA no notebook (Imagem: NONGASIMO/Shutterstock)

A DeepSeek usa uma abordagem diferente para treinar seus modelos de R1 em relação ao que é usado pela OpenAI, por exemplo. O treinamento envolveu menos tempo, menos aceleradores de IA, menos processamento e menos eletricidade. A empresa também fornece seus modelos R1 sob uma licença de código aberto, permitindo a sua utilização gratuita.

Em outras palavras, o modelo R1 usa um tipo diferente de arquitetura interna que requer menos uso de memória. Isso reduz significativamente os custos computacionais de cada pesquisa ou interação com o sistema.

Apesar da disparidade de informações sobre a DeepSeek ter custado 10 vezes menos que o ChatGPT para chegar em resultados parecidos, especialistas sugerem que “o custo do treinamento é o menos relevante. O mais importante é o custo de uso”. E, de acordo com uma postagem na conta oficial do WeChat da DeepSeek, o modelo R1 pode ser de 20 a 50 vezes mais barato de usar do que o modelo OpenAI o1. 

Por que o lançamento da DeepSeek afetou o bolso das empresas dos EUA?

Em primeiro lugar, é importante explicar que as empresas de Big Tech dos EUA não exatamente tiveram um prejuízo de U$1 trilhão, como noticiado por diversos portais mundo afora. Na verdade, essas empresas tiveram uma queda no valor de mercado que chegou a alcançar o montante. 

mão tocando em tela com gráficos que representam o mercado financeiro
Ilustração do mercado financeiro (Imagem: I do it studio/Shutterstock)

“Queda no valor de mercado” não significa que as empresas tiveram, de fato, um prejuízo realizado em U$1 trilhão em suas caixas. Isso porque o número de ações dessas empresas vezes o preço de cada ação resulta no valor de mercado. Com o surgimento de uma tecnologia competitiva, o valor dessas ações caiu na bolsa, derrubando também o valor de mercado das empresas na cotação.

No caso da Nvidia, 95% das ações da empresa estão sendo negociadas em mercado, ou seja, estão na mão de investidores. Sejam investidores institucionais, bancos, fundos de investimentos ou fundos de pensão, foram os detentores das ações que tiveram o “prejuízo” – ainda que não realizado. Esse foi o caso também para outras empresas, como Google, Meta, OpenAi e Microsoft. 

Tela de celular com diversos aplicativos de inteligência artificial
Aplicativos de inteligência artificial (Reprodução: Solen Feyissa/Unsplash)

Ora, se uma empresa com um investimento absurdamente inferior faz a mesma coisa que outra empresa com investimentos extraordinários, o retorno que esta segunda empresa promete deixa de fazer sentido – e provavelmente será menor. Essa lógica levou alguns dos investidores de empresas estadunidenses a venderem suas ações para evitar prejuízos reais no futuro.

Pode parecer que essa queda não faz diferença para as empresas, já que ainda não houve perda real. Mas esse rebuliço impacta a capacidade dessas empresas de investir e crescer, pois a grande queda no valor das ações pode significar dificuldade na captação futura de investimento, dado que ela precisará emitir muito mais ações de menor valor para captar dinheiro.

Em suma, o chatbot DeepSeek R1, além de possuir capacidade similar aos bots de IA estadunidenses, foi desenvolvido com uma tecnologia diferente, mais barata de fazer, tornando-se muito mais competitivo. Isso seria uma ameaça ao investimento em empresas que utilizam o hardware da Nvidia, cujo valor está sendo reavaliado frente às inovações e abordagens chinesas. 

Leia também:

  • DeepSeek vs. ChatGPT: qual chatbot com IA você deveria usar?
  • Não leu os termos de uso? Saiba o que o DeepSeek faz com seus dados
  • Inteligência artificial: conheça os pontos negativos e perigos da IA

O fim da bolha de IA nos EUA?

No mês passado, na posse de Donald Trump como presidente dos EUA, estavam presentes os maiores representantes das Big Techs – entre eles, Sam Altman, CEO da OpenAI. Durante a cerimônia, Trump anunciou um investimento de U$ 500 bilhões em inteligência artificial. Poucos dias depois, a DeepSeek apresentou seu produto e declarou que o investimento para tal era muito menor. 

imagem mostra o logo da openai em um smartphone
Logo da OpenAI (Reprodução: Levart Photographer/Unsplash)

Novamente, a lógica é que o fluxo de retorno projetado para estes investimentos colossais em inteligência artificial pareceu diminuir, visto que existe uma concorrente que faz a mesma coisa com menos investimentos. 

Basicamente, o desenvolvimento de baixo custo foi um evento imprevisto, ameaçando o modelo de negócios das empresas de tecnologia dos EUA que investiram bilhões em IA. Como mencionado, a DeepSeek também é mais barata para os usuários do que a OpenAI, e foi criada apesar das restrições impostas pelo governo estadunidense. 

Além disso, o chatbot chinês é de código aberto e gratuito, desafiando o modelo de receita das empresas dos EUA que cobram taxas mensais por serviços de IA. Assim, por estar sediado na China, o DeepSeek desafia o domínio tecnológico dos EUA em IA.

Como a China conseguiu o feito DeepSeek?

Enquanto os EUA priorizam majoritariamente o investimento em tecnologias militares e em guerras, o foco estratégico da China está no desenvolvimento da computação quântica – e o país asiático investe ativamente nessa tecnologia de ponta. 

Ou seja, a China oferece um enorme investimento de capital de risco em empresas que desenvolvem LLMs, assim como nos cidadãos que possuem doutorado nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia ou matemática, incluindo IA. Em outras palavras, se não a DeepSeek, algum outro LLM chinês balançaria o domínio dos EUA neste quesito.

Com informações de especialistas em economia e investimentos, José Kobori e Eduardo Moreira.

O post DeepSeek: como e por que a inteligência artificial chinesa deu prejuízo para NVIDIA e outras empresas norte-americanas? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/13/pro/deepseek-como-e-por-que-a-inteligencia-artificial-chinesa-deu-prejuizo-para-nvidia-e-outras-empresas-norte-americanas/