![Banco Central define obrigatoriedade de Pix agendado](https://gazetadoleste.com/wp-content/uploads/2024/10/Banco-Central-define-obrigatoriedade-de-Pix-agendado-1024x768.jpg)
Nesta quinta-feira (13), o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, chamado de Pix, está novamente passando por uma onda de falhas, apresentando instabilidades para inúmeros usuários de instituições financeiras e serviços online. Já na noite de ontem (12), clientes de diversos bancos como Bradesco e Itaú, alegaram dificuldades para fazer suas transferências.
Além das instituições mais tradicionais, sistemas como Mercado Livre e Pagbank também apresentaram complicações no serviço. Com toda esta abrangência dos problemas ocorridos, o site Downdetector aponta que os problemas não possuem ligação com uma instituição, mas sim ao próprio sistema do Pix.
Os relatos sobre as instabilidades no sistema surgiram inicialmente nas redes sociais, com inúmeros usuários reclamando de transferências não concluídas ou atrasadas. Para muitos clientes, os problemas na operação representam um grande transtorno, já que o Pix se transformou com o passar dos dias uma dos principais meios de pagamento no país. Com a possibilidade de continuação destas instabilidades no serviço, o conselho é esperar por informações de fontes oficiais, como o Governo, que ainda não se manifestou sobre o assunto.
Por que o Pix pode falhar?
O Pix opera como um sistema de transferências instantâneos que possibilita pagamentos entre contas bancárias em apenas em poucos instante, sem taxas para pessoas físicas. O serviço acontece via uma infraestrutura personalizada do Banco Central que interliga bancos, fintechs e outras instituições financeiras.
Mesmo com uma eficiência importante, falhas podem acontecer por inúmeros motivos, como interferências nos servidores das instituições, complicações de conectividade com o Banco Central ou até ataques cibernéticos. Quando um banco passa por dificuldades técnicas, o serviço pode permanecer indisponível durante certo período, impactando seus clientes.
Para que transtornos em casos de queda possam ser minimizados, é fundamental contar com outras formas de pagamento e acompanhar atualizações das instituições financeiras e do Banco Central. Em relação ao problema atual, a expectativa é que o sistema possar ser normalizado nas próximas horas, no entanto não há um prazo oficial para a resolução definitiva do problema.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/02/sistema-pix-apresenta-falhas-para-milhares-de-usuarios-nesta-quinta-feira-13/