
Dos 68% dos brasileiros de baixa renda que têm uma conta bancária, 65% têm chave Pix. É o que mostra uma pesquisa divulgada neste domingo (16) pela Quaest sobre a diferença de comportamento entre as classes sociais do país.
Segundo informa a colunista Débora Oliveira, do portal CNN Brasil, o levantamento reforça a tese de que a ferramenta de pagamento instantâneo foi o que realmente ajudou a digitalizar as transações bancárias de uma população que, antes, só tinha a opção de movimentar dinheiro em espécie.
É inegável o quanto esse é um avanço fundamental para a inclusão dos mais pobres no processo acelerado de digitalização global.
Mas a pesquisa também mostra que a bancarização dessa fatia da população é limitada, já que ela ainda não consegue ter acesso às outras ferramentas do mercado financeiro, como o cartão de crédito, por exemplo.
Apenas 40% da baixa renda tem cartão de crédito, modalidade que é maioria para a classe média (58%) e alta (73%), segundo o levantamento da Quaest, que usou dados das pesquisas nacionais domiciliares realizadas no ano de 2024, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Endividamento dos brasileiros
A preocupação fica por conta do endividamento, problema que ainda é maior para a população de renda mais baixa (25%), mesmo não sendo a que mais tem acesso ao cartão de crédito.
Não ter dívidas ainda é um privilégio da classe alta (27%), revelam os dados.
A pesquisa vem no momento em que temos o atual governo programando o lançamento de um programa de crédito consignado para os trabalhadores da iniciativa privada. A ideia é destravar o crédito consignado privado, com juros mais baixos, por meio do eSocial.
Em entrevista, no Palácio do Planalto, em Brasília, Lula disse na semana passada que esse vai ser o maior programa de crédito da história desse país.
“Eu acho que pouco dinheiro nas mãos de muitos significa distribuição de renda e muito dinheiro nas mãos de poucos significa miséria”, afirmou o presidente.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/60-dos-brasileiros-de-baixa-renda-nao-tem-cartao-de-credito-mostra-pesquisa-quaest/