
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, não poupou elogios ao trabalho da Polícia Federal (PF) durante a investigação de mais de dois anos que culminou nesta terça-feira, 18, na denúncia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado. Gonet afirmou que o relatório final apresentado pelos agentes federais é de “louvável minúcia”, além de ser um “excepcional trabalho de investigação”.
“Em lances argutos e por meios eficazes, a Polícia Federal celeremente conseguiu desvendar fatos que surpreendem e abismam, com notável percuciência técnica e inteligência investigativa”, afirmou Gonet.
Os elogios à corporação foram apresentados na comunicação enviada ao gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que é o relator da investigação sobre a suposta tentativa de golpe entre o final de 2022 e o início de 2023, após a derrota de Bolsonaro nas urnas e o início do governo Lula.
A denúncia apresentada por Gonet tem 272 páginas e menciona o ex-presidente Bolsonaro 203 vezes. O procurador-geral apontou o capitão reformado do Exército como o mentor das articulações golpistas que visavam depor o governo legitimamente constituído.
“Esse grupo da organização criminosa atuou para pressionar o Comandante do Exército e o Alto Comando, formulando cartas e agitando colegas em prol de ações de força no cenário político, tudo para impedir que o candidato eleito Lula da Silva assomasse ao Palácio o Planalto. Visava-se manter no Poder o então Presidente Bolsonaro”, resumiu Gonet.
Com informações do jornal Estado de São Paulo, Estadão
Fonte: https://agendadopoder.com.br/investigacao-da-pf-foi-excepcional-e-provas-abismam-afirma-gonet-ao-denunciar-bolsonaro/