23 de fevereiro de 2025
Rio ganhará primeira Fototeca Estadual para preservação da memória cultural
Compartilhe:

O Governo do Estado inaugura nesta sexta-feira (21/02), na sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), na Lapa, a primeira Fototeca Estadual do Rio de Janeiro. O novo espaço, criado a partir da Lei 10.063/2023, de autoria da deputada Dani Balbi (PCdoB), tem como objetivo conservar e democratizar o acesso a acervos fotográficos que retratam a história e a cultura fluminense. 

A solenidade de inauguração contará com a presença da secretária estadual de Cultura, Danielle Barros, do deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) e da própria deputada Dani Balbi. O evento marca não apenas a abertura do espaço, acredita a parlamentar, “mas também celebra a fotografia como uma ferramenta essencial para a educação e a preservação da memória cultural do estado.” 

Um legado de 60 anos 

Segundo Cesar Miranda Ribeiro, presidente do MIS, a criação da Fototeca reforça a missão do museu, que completa 60 anos em 2025, de democratizar o acesso à cultura. “Não apenas enaltecemos a fotografia como uma importante ferramenta cultural, mas também criamos novas oportunidades para aqueles que não têm contato com esse tipo de informação em seu cotidiano”, afirmou. 

Ela abrigará um acervo diversificado, com coleções de renomados fotógrafos brasileiros, como Augusto Malta, Guilherme Santos e Ronaldo Câmara. Além de ser um centro de pesquisa e visitação, o local promoverá exposições, cursos e eventos voltados ao estudo e à preservação da fotografia. 

Homenagem a Januário Garcia 

Um dos destaques da Fototeca é a sala batizada em homenagem ao fotógrafo Januário Garcia, reconhecido por seu trabalho documental e artístico. O museu já preserva mais de 100 mil itens fotográficos em seu acervo iconográfico, acumulados ao longo de seis décadas.

A criação da Fototeca é resultado de uma articulação entre fotógrafos, historiadores e documentalistas, que há anos debatiam a necessidade de um espaço público dedicado à preservação e ao fomento da fotografia no estado.

“Não interessa aos usuários da fototeca apenas uma reorganização interna do acervo, mas sim uma política de aquisição, pesquisa, ensino e circulação. A primeira fototeca estadual pública do Brasil já inspira iniciativas em outros estados, e queremos colaborar para que essa gestão democrática e inovadora cresça ainda mais”, destacou Dani.

Serviço

A Fototeca Estadual do Rio de Janeiro estará aberta ao público a partir de 24 de fevereiro, com agendamentos disponíveis no site oficial do MIS (www.mis.rj.gov.br). O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, na Rua Visconde de Maranguape, 15, Lapa.  A inauguração está marcada para às 18h.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/rio-ganhara-primeira-fototeca-estadual-para-preservacao-da-memoria-cultural-fluminense/