22 de fevereiro de 2025
Lula diz que alta do dólar é “arapuca” da gestão
Compartilhe:

O deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES) protocolou requerimentos solicitando que a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério do Meio Ambiente investiguem a legalidade do consumo de ovos de ema e jabuti por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Como informa Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, o pedido foi feito após o presidente declarar, na semana passada, que come ovos de ema e manifestou interesse em experimentar os de jabuti, alegando que “tudo que é ovo é igual”.

Lula afirmou: “Estou comendo agora ovo de ema, que equivale a 12 ovos de galinha. Eu fui pesquisar se eu podia comer e eu posso, porque tenho 70 emas lá no Palácio da Alvorada.” Sua declaração surge em um momento em que o preço dos ovos de galinha está em alta, com o Cepea reportando uma caixa de 30 dúzias vendida a R$ 220,13, um aumento de 25% em relação ao ano passado.

Nos requerimentos, o deputado solicita a apuração de possíveis falhas nos controles de fiscalização da criação de emas e jabutis na residência oficial, além de verificar eventuais infrações legais. Evair Vieira de Melo expressou preocupação de que as declarações do presidente incentivem práticas ilegais. “Se um produtor fizer isso, pode alegar que ‘eu posso porque o Lula também come’”, comentou.

Ele ressaltou que, se a permissividade mostrada em relação ao ato de Lula se aplicasse aos agricultores, “milhares” de processos do Ibama poderiam ser anulados. O deputado afirmou que o presidente só pode consumir ovos de ema se as aves tiverem acompanhamento e registro, caso contrário, estaria cometendo um crime.

Janja divulgou vídeo com jabutis na Granja do Torto

Além disso, a primeira-dama, Janja, já foi filmada interagindo com jabutis na Granja do Torto, onde receberam cinco fêmeas após uma recomendação do Ibama. O deputado também enfatizou que a Lei de Crimes Ambientais impõe penalidades para a comercialização e consumo de ovos de animais silvestres sem permissão legal. A CGU, entretanto, avalia que não é de sua competência investigar questões nos palácios presidenciais, o que pode levar o requerimento a ser encaminhado a outro órgão. Após as declarações de Lula, o deputado Kim Kataguiri (União Brasil) protocolou uma queixa-crime na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo apuração sobre um possível crime ambiental.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/acredite-se-quiser-deputado-aciona-cgu-para-investigar-consumo-de-ovos-de-ema-e-jabuti-por-lula-no-alvorada/