
O Grok 3 foi lançado na última semana, com Elon Musk prometendo que a IA buscaria “ao máximo a verdade”. Nos primeiros casos de uso, não foi isso que aconteceu: usuários relataram que, ao perguntar sobre disseminadores de informação, o modelo revelou que foi instruído a não mencionar os nomes de Donald Trump e do próprio Musk.
A descoberta vem depois do bilionário ter prometido que tornaria a ferramenta “o mais próximo da neutralidade política”.
Grok 3 foi instruído a não mencionar Musk e Trump
O Grok 3 ficou disponível para assinantes do X Premium na semana passada. Elon Musk, dono da empresa de IA xAI (responsável pelo modelo), o descreveu como “a IA mais inteligente do mundo” e uma “IA que busca ao máximo a verdade”.
Em pouco tempo, um problema foi identificado: usuários relataram no Reddit que, ao questionarem o Grok 3 sobre “quem é o maior disseminador de desinformação?” com a configuração Think habilitada, o modelo acusou um treinamento explícito para não mencionar Donald Trump ou Elon Musk. A descoberta foi possível graças à “cadeia de pensamento”, que revela o raciocínio da IA para chegar a respostas.
O site TechCrunch fez o teste e chegou no mesmo resultado.
Alguns casos de desinformação envolvendo as personalidades aconteceram durante os incêndios em Los Angeles (saiba mais aqui) e na época do Furacão Milton (leia aqui).

Líder da xAI confirmou problema
Igor Babuschkin, líder de engenharia da xAI, confirmou em publicação no X que o Grok 3 foi instruído a não mencionar Trump ou Musk quando o assunto é desinformação. Ele afirmou que a medida não estava nos valores da empresa e que é bom que o sistema mantenha o raciocínio aberto.
O treinamento já foi revertido.
I believe it is good that we're keeping the system prompts open. We want people to be able to verify what it is we're asking Grok to do. In this case an employee pushed the change because they thought it would help, but this is obviously not in line with our values. We've…
— Igor Babuschkin (@ibab) February 23, 2025
Leia mais:
- Elon Musk e X: reviravolta bilionária à vista?
- Rumble e empresa de Trump entram com nova ação contra Alexandre de Moraes
- Grok: como acessar e usar a inteligência artificial do X (antigo Twitter)
Grok 3 promete não ter filtros
- Quando anunciou o Grok, Elon Musk prometeu uma IA ousada e sem filtros, que responde perguntas controversas que outras ferramentas foram instruídas a não responder. Parte da promessa foi cumprida. Por exemplo, a ferramenta gera imagens de personalidades famosas, algo que outros geradores de imagens não permitem;
- Curiosamente, o Grok 3 está sendo acusado por alguns usuários de ser “esquerdista”. Um estudo divulgado pela Wired revelou que os posicionamentos políticos da IA realmente pendiam para a esquerda política quando o assunto é direitos de pessoas trans, diversidade e desiguldades;
- Elon Musk atribuiu o ‘problema’ aos dados de treinamento da IA, vindos de páginas públicas da internet, e disse que tornaria o Grok “o mais próximo da neutralidade política”.
O post Neutro? Grok 3 censurou críticas a Elon Musk e Donald Trump apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/24/pro/neutro-grok-3-censurou-criticas-a-elon-musk-e-donald-trump/