
O sistema de bilhetagem eletrônica do Rio de Janeiro pode passar por uma transformação significativa. O deputado Dionísio Lins (PP), presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) apresentou um projeto de lei que visa autorizar o uso de cartões de crédito e débito como forma de pagamento nos transportes públicos do estado.
A proposta surge como uma solução para o “imbróglio” enfrentado por usuários dos sistemas Jaé e RioCard, que atualmente exigem a compra de cartões específicos para cada modalidade de transporte. Com a proposta, os passageiros poderiam utilizar seus cartões de crédito e débito por aproximação, eliminando a necessidade de adquirir múltiplos cartões e facilitando o acesso ao transporte em toda a Região Metropolitana.
Segundo o deputado, a medida trará benefícios significativos para moradores e turistas, que muitas vezes se veem obrigados a comprar diversos cartões para utilizar diferentes meios de transporte e visitar pontos turísticos.
“Não é mais aceitável que os moradores e turistas que visitam essas cidades sejam obrigados a comprar vários tipos de cartões para conhecerem museus e os demais pontos turísticos; isso sem falar nos trabalhadores que moram em outros municípios e trabalham aqui no Rio, que por vezes também precisam ter em mãos cartões de embarque diferentes”, argumenta Lins
Além da praticidade, o projeto de lei também visa aumentar a segurança e a agilidade no sistema de transporte público. “O ganho seria enorme no que diz respeito a agilidade e segurança”, afirma Lins. “Queremos com isso acabar com necessidade dos usuários, principalmente os idosos, terem que comprar cartões, baixarem aplicativo, recarregar e até comprar inúmeros cartões para o pagamento das passagens”, completa.
Um dos pontos cruciais do projeto de lei é a garantia de que a implementação do novo sistema de pagamento não acarretará aumento nas tarifas de transporte público.
“Esses pagamentos só poderão ocorrer através de aproximação nos equipamentos de cada modalidade, sendo possível realizar o pagamento em todas as cidades metropolitanas desde que os órgãos responsáveis providenciem os meios necessários e que não incida no aumento do preço das passagens”, esclarece o deputado.
Inspiração em outros estados
Lins ressalta que o pagamento por meio de cartões de débito e crédito já é uma realidade em outros estados brasileiros, e que o Rio de Janeiro não pode ficar para trás. “Estamos em uma época repleta de facilidades, e essa iniciativa vai de encontro aos anseios da sociedade que usa a facilidade dos meios eletrônicos como sua principal ferramenta”, conclui o parlamentar.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/projeto-quer-liberar-pagamento-de-transporte-publico-com-cartao-de-credito-e-debito-no-rio/