25 de fevereiro de 2025
Elon Musk tenta transformar DOGE em novo Twitter; entenda
Compartilhe:

No último sábado (22), Elon Musk reacendeu estratégia já utilizada durante a aquisição do antigo Twitter (atual X) em 2022.

Na ocasião, o bilionário exigiu que o então CEO, Parag Agrawal, apresentasse relatório com as realizações semanais, o que culminou na demissão de diversos executivos e na redução drástica do quadro de funcionários da empresa.

Na nova diretiva, Musk anunciou, via postagem no X que, seguindo as “instruções” do presidente Donald Trump, todos os funcionários federais, em breve, receberão um e-mail, com o assunto: “O que você fez na semana passada?”. Lembrando que o empresário é o atual líder do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês).

Medida também foi adotada no X, quando bilionário adquiriu a empresa, em 2022 (Imagem: Frederic Legrand/Shutterstock)

A mensagem, enviada pelo Office of Personnel Management (OPM), orienta os servidores a enviarem cinco exemplos das atividades realizadas nos últimos sete dias – sem revelar informações classificadas – e alerta que o não envio da resposta até as 23h59 de segunda-feira será interpretado como uma demissão.

“Para deixar claro: o padrão é muito baixo – um e-mail com alguns tópicos que façam algum sentido já é aceitável! Deve levar menos de 5 minutos para escrever”, afirmou Musk, que ainda destacou: “Se você não está tentando administrar algum tipo de organização ativista glorificada e não se importa tanto com a censura, é possível dispensar muitas pessoas que, na prática, não contribuem para a operação.”

DOGE é o novo Twitter de Musk?

  • A medida, que contou com o apoio público de Trump – que elogiou os esforços do DOGE em investigar gastos excessivos, fraudes e má gestão em diversas agências federais – gerou reações diversas dentro do governo;
  • Segundo a CBS News, durante ligação realizada pelo OPM com chefes de capital humano das agências executivas, foi afirmado que cada entidade terá autonomia para decidir como lidar com a solicitação;
  • Enquanto departamentos, como o Departamento de Transporte, Educação, Comércio e a Junta Nacional de Segurança no Transporte, recomendaram o cumprimento da ordem, outros órgãos importantes – como o Departamento de Justiça, FBI, Estado, Pentágono, Departamento de Energia, Departamento de Segurança Interna e a Agência de Inteligência – instruíram seus funcionários a ignorarem o e-mail.

Ao ser questionado sobre o destino das informações já enviadas, um porta-voz da OPM declarou, à CBS News, que “não há planos de utilizar esses dados para qualquer ação punitiva”.

Leia mais:

  • Lista no Twitter: o que é e como criar um feed personalizado dentro da rede social
  • X (Twitter): como ver minhas sessões ativas e sair delas
  • Neutro? Grok 3 censurou críticas a Elon Musk e Donald Trump

Críticas

A diretiva não passou despercebida no cenário político: alguns legisladores democratas e representantes sindicais criticaram a medida, classificando-a como oportunidade para “desobediência civil em massa”.

Como ilustra a Fox News, o deputado democrata de Illinois, Sean Casten, chegou a comentar, nas redes sociais, que “Musk não tem autoridade para fazer isso”, incentivando os servidores a continuarem exercendo seu trabalho com patriotismo, mesmo diante da imposição.

Outras entidades reagiram à medida “imposta” por Musk

Várias entidades que serão afetadas caso a medida de Musk seja implementada também se manifestaram publicamente. Confira mais nesta reportagem do Olhar Digital.

Essa ação é mais um capítulo na trajetória controversa de Musk, que, desde a compra do antigo Twitter, tem sido sinônimo de mudanças radicais na gestão e na cultura corporativa – tanto na rede social quanto, agora, no setor público. Em resposta às críticas e à pressão política, o bilionário já replicou: “Will do, Mr. President!” (algo como “nós faremos, Senhor Presidente!”).

Elon Musk e Donald Trump
Trump apiou a medida publicamente (Imagem: bella1105/Shutterstock)

Com a data-limite se aproximando, os próximos dias prometem revelar se a medida terá efeito prático sobre o desempenho do serviço público ou se ficará marcada apenas como mais uma estratégia polêmica do bilionário para reformular a administração e tentar aumentar a eficiência governamental.

O post Elon Musk tenta transformar DOGE em novo Twitter; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/24/pro/elon-musk-tenta-transformar-doge-em-novo-twitter-entenda/