
Elon Musk quer que a Starlink, sua empresa de internet via satélite e subsidiária da SpaceX, atualize logo as redes de tecnologia da informação (TI) que auxiliam o sistema nacional de espaço aéreo dos Estados Unidos, aponta a Bloomberg.
Segundo fontes da agência, se isso se confirmar, poderá haver conflitos de interesse entre os vastos negócios do bilionário e um contrato fornecido pelos EUA à Verizon, em 2023, para realizar o mesmo serviço.
O que Musk está fazendo para tornar a Starlink a empresa oficial do espaço aéreo dos EUA
- Na última semana, Musk aprovou o envio de quatro mil terminais da Starlink para a Federal Aviation Administration (FAA);
- Um deles já está instalado no laboratório de tecnologia de controle de tráfego aéreo do órgão, localizado em Atlantic City (EUA), para testes;
- Segundo a fonte da Bloomberg, o programa será chamado de TDM X, que deve estar 100% operacional entre 12 e 18 meses;
- Um porta-voz da FAA confirmou as informações, garantindo a realização de testes em Atlantic City e em dois terminais em locais não críticos de segurança no Alasca (EUA);
- A ideia da FAA é utilizar o sistema da Starlink para consertar conexões de telecomunicações, com vistas a trazer, para lugares remotos (contando o Alasca), informações meteorológicas mais confiáveis do que recebem atualmente.
Por sua vez, a SpaceX não respondeu ao pedido de comentário da agência. Enquanto isso, um porta-voz da Verizon informou que a empresa não tem “nenhuma indicação de que esses relatórios sejam precisos”.
A informação é de que é incerto como o uso dos terminais da Starlink vão impactar o contrato em vigor com a Verizon.
Já a ideia de melhorar a tecnologia envelhecida do espaço aéreo da FAA se tornou importante no órgão, pois, além de fiscalizar e gerenciar 45 mil voos diários, que contam com quase três milhões de pessoas nos EUA, recentes acidentes, como a colisão entre um jato e um helicóptero militar, mostram a necessidade de melhora no sistema, chamado de “obsoleto” pelo presidente Trump.
Leia mais:
- Como usar internet no avião [Latam, Gol e Azul]
- Os 5 melhores aplicativos para acompanhar voo de todas as companhias aéreas nos aeroportos
- Veja momento em que caças italianos escoltam avião com ameaça de bomba

“Empurrãozinho”
Esse “empurrãozinho” ampliaria o alcance de Musk na FAA, já que o órgão fiscaliza os lançamentos de foguetes, inclusive, claro, da SpaceX.
O empresário, que lidera o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês), tem vários outros acordos contratuais com o governo.
O post Musk quer Starlink provendo infraestrutura ao espaço aéreo dos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/25/pro/musk-quer-starlink-provendo-infraestrutura-ao-espaco-aereo-dos-eua/