25 de fevereiro de 2025
Mulheres da Fiocruz fazem campanha por ‘respeito a Nísia’, primeira
Compartilhe:

 Servidoras, alunas e colaboradoras da Fiocruz lançaram uma campanha pela (ainda) ministra da Saúde: a #respeitanísia.

O grupo não pede exatamente a permanência de Nísia, que presidiu a Fiocruz entre 2017 e 2022, no ministério. Diz uma das líderes do 8M:

— Pedimos respeito à primeira mulher a ocupar o cargo de ministra da Saúde, à mulher que reconstruiu o Ministério detonado pelo governo anterior, à mulher que liderou a Fiocruz na pandemia.

A campanha nas redes sociais inclui um texto do coletivo:

“Nós, mulheres da Fiocruz, trabalhadoras, estudantes e colaboradoras, consideramos que equidade, inclusão e diversidade são estratégias necessárias e poderosas para a transformação social. Defendemos que a política é ação fundamental para a valorização da ciência e da saúde como bens universais e para promover a justiça – social, econômica, étnico-racial e de gênero. 

Repudiamos, portanto, a subrepresentação das mulheres na política e em posições de liderança. Rejeitamos o assédio, a desqualificação e a inferiorização permanentes de mulheres em posição de poder, e a exigência de que tenhamos condutas masculinas nos espaços de decisão. Denunciamos a violência política de gênero. (…) Condenamos as difamações e os ataques à reputação das mulheres, na sua vida profissional e pública, com uso violento das redes sociais e da imprensa. Exigimos respeito à nossa história de lutas por direitos, às nossas conquistas, à nossa autonomia decisória, ao nosso trabalho e às nossas trajetórias profissionais e pessoais. Queremos igualdade, liberdade e condições dignas para nossa atuação pública – profissional e política. Não à violência de gênero. Mulher é para brilhar!#respeitanísia”

Com informações do repórter Lauro Jardim, em O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/mulheres-da-fiocruz-fazem-campanha-por-respeito-a-nisia-primeira-mulher-a-ser-ministra-da-saude/