26 de fevereiro de 2025
Ex-ministro de Direitos Humanos depõe por quase três nas horas
Compartilhe:

O ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, prestou depoimento à Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (25/2) por mais de 2h30, no âmbito da investigação sobre supostos casos de assédio sexual e moral durante sua gestão no governo Lula.

Silvio Almeida foi exonerado do cargo após denúncias envolvendo, entre outras mulheres, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. As acusações foram reveladas pelo portal Metrópoles em setembro de 2024. Em depoimento anterior à PF, Anielle confirmou as denúncias e afirmou que os episódios de assédio começaram ainda em 2022, no período de transição do governo.

Após o caso vir à tona, outras mulheres também relataram episódios de assédio ou importunação sexual por parte do ex-ministro. Às vésperas de seu depoimento à PF, Silvio Almeida concedeu entrevista ao UOL, negando as acusações feitas por Anielle Franco.

A ministra, por sua vez, reagiu à declaração nas redes sociais, criticando a postura do ex-colega. “Tentar descredibilizar vítimas de assédio e transformar relatos graves em ‘fofocas’ e ‘brigas políticas’ é inaceitável”, escreveu Anielle. Ela também classificou como “repulsiva” a tentativa de intimidação contra denunciantes e afirmou que o direito de defesa não pode ser usado para desinformação ou revitimização.

A investigação segue em andamento e, até o momento, a defesa de Silvio Almeida não se pronunciou sobre o teor do depoimento.

Com informações do Metrópoles

LEIA MAIS

‘Desprezíveis e inaceitáveis’: Anielle critica declarações de Silvio Almeida, que negou ter praticado importunação sexual

Fonte: https://agendadopoder.com.br/ex-ministro-de-direitos-humanos-depoe-por-quase-tres-nas-horas-na-pf-sobre-acusacoes-de-assedio/