
O deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP) (foto) foi eleito presidente da Frente Parlamentar Evangélica, conquistando 117 votos contra 61 do deputado Otoni de Paula (MDB-RJ), nesta terça-feira (25). A Frente Parlamentar Evangélica, composta por 219 deputados e 26 senadores, desempenha um papel relevante na discussão e análise de matérias legislativas em tramitação no Congresso Nacional. Nascimento assume o cargo no lugar de Silas Câmara (Republicanos-AM).
A vitória de Nascimento simboliza uma vitória do bolsonarismo na Frente. Como a Agenda do Poder mostrou nesta terça, Otoni representava um bloco mais próximo ao governo. A derrota dele mostra que as principais lideranças religiosas seguem com a direita, o que pode ter impactos diretos sobre as estratégias políticas que miram 2026 no Rio. Otoni foi um dos principais articuladores da campanha de Paes juntos às igrejas nas eleições do ano passado.
A eleição desta terça mostrou, nos bastidores, a força dos aliados de Bolsonaro. Disposto a não ver Otoni eleito, o pastor Silas Malafaia passou a ligar para deputados e pedir votos, garantem parlamentares ouvidos pela reportagem. Bolsonaro teria acompanhado as movimentações de perto.
O novo presidente da Frente manifestou seu compromisso em fortalecer ainda mais a atuação do grupo no Congresso, promovendo políticas que reflitam os valores cristãos.
“Desde a fundação desta Frente, participei ativamente de suas atividades, sempre defendendo os princípios cristãos. Busquei legislar com responsabilidade, colocando Deus em primeiro lugar e defendendo os valores da família, da fé e da vida”, declarou.
Biografia
Gilberto Nascimento é advogado e, até fevereiro de 2025, ocupava o cargo de suplente da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Com uma trajetória política sólida, foi eleito vereador por São Paulo em três mandatos consecutivos, deputado estadual por duas vezes e está atualmente em seu terceiro mandato como deputado federal. O parlamentar destaca que foi um dos primeiros cristãos evangélicos a ingressar na política, desde 1982, em um contexto de grande resistência e preconceito à participação de evangélicos no cenário político.
Definindo-se como um parlamentar comprometido com os ideais conservadores e democráticos, Nascimento se caracteriza por seu perfil conciliador. “Ao longo de mais de 15 anos em Brasília, conquistei o respeito dos meus colegas por ser um parlamentar de diálogo, pacificador, mas sempre firme e coerente com minhas convicções”, afirmou. Além disso, ele preside a Frente Parlamentar da Longevidade.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/malafaia-entra-em-campo-e-otoni-e-derrotado-para-frente-evangelica-do-congresso/