
As vendas da Tesla despencaram 45% em janeiro na Europa, mesmo com aumento de 37% na busca por veículos elétricos no continente. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (25) pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.
Na Alemanha, a montadora de Elon Musk registrou apenas 1.277 vendas, menor total mensal desde julho de 2021. Na França, a queda foi brutal: 63%, atingindo o pior desempenho desde agosto de 2022.
O mesmo resultado foi visto no mercado britânico, onde a empresa registrou menos veículos do que a chinesa BYD pela primeira vez: as vendas caíram 8%, apesar de o Reino Unido ter observado aumento de 42% na procura por elétricos.
A Tesla vem realizando reestruturação da sua linha mais popular, com mudanças no SUV Model Y. O diretor financeiro da empresa, Vaibhav Taneja, chegou a alertar que a transição afetaria a produção dos veículos, como lembra a Exame.
O balanço mais recente mexeu com os investidores e o valor da companhia caiu para menos de US$ 1 trilhão (R$ 5,77 trilhões, na conversão direta) após as ações registrarem queda de 8%.
Leia mais:
- 10 coisas que você precisa saber antes de comprar um carro elétrico no Brasil
- Por que ainda resistimos a comprar carros elétricos?
- Tesla testa solução criativa para evitar furtos de carregadores

Outros resultados da pesquisa que envolve a Tesla
- O setor de elétricos na Europa chegou a 15% do mercado automotivo, com 124.341 unidades vendidas em janeiro;
- Alemanha, Bélgica, Holanda e França respondem por 64% de todos os registros de carros elétricos no continente;
- Novos registros de carros híbridos-elétricos aumentaram 18,4%, com destaque para França, Espanha, Alemanha e Itália;
- Os registros de carros elétricos híbridos plug-in caíram 8,5% para 61.406 unidades e representam 7,4% do total de vendas de automóveis;
- Vendas de veículos a gasolina tiveram declínio de 18,9%;
- A França experimentou a queda mais acentuada, com registros despencando 28,2%, seguida por Alemanha (-23,7%), Itália (-17%) e Espanha (-11,1%);
- A participação de mercado da gasolina caiu para 29,4%, enquanto a do diesel caiu para 10%.
O post Vendas da Tesla despencam na Europa mesmo com alta demanda apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/26/carros-e-tecnologia/vendas-da-tesla-despencam-na-europa-mesmo-com-alta-demanda/