
O aguardado concurso SEAD SE está oficialmente aberto por meio do edital n.º 02/2025, com sete vagas imediatas para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Desse total, já estão inclusas as vagas reservadas para público específico.
continua depois da publicidade
O edital da Secretaria de Estado e Administração de Sergipe amplia as possibilidades de participação dos candidatos, pelo fato de o cargo exigir ensino superior completo em qualquer área de formação – desde que seja reconhecido pelo MEC. Entenda os detalhes a seguir.
Detalhes do cargo
O certame oferece sete vagas imediatas para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, com subsídio no valor de R$ 12.430,69 e jornada de trabalho semanal de 30 horas.
continua depois da publicidade
Para concorrer a uma vaga desta ocupação, é necessário ter ensino superior em qualquer área, o que amplia as oportunidades de participação.
Desse total de oportunidades, 5 são para ampla concorrência, 1 para afrodescendentes e 1 para pessoas com deficiência (PcD).
💼 Atribuições: compete ao Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental atuar na formulação, execução e avaliação de políticas públicas, além de exercer funções de direção e assessoramento nos níveis superiores da Administração Estadual.
Etapas
O concurso SEAD SE será composto por algumas etapas de avaliação, objetivando medir o desempenho dos candidatos que serão alocados nas vagas oferecidas. Dentre as fases, estão as provas objetivas, prova discursiva e prova de títulos de curso de formação. Veja como será.
continua depois da publicidade
Prova objetiva
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, está prevista para o dia 08 de junho de 2025, e contará com 70 questões de múltipla escolha. As questões serão divididas entre Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, conforme a seguir:
📚 Conhecimentos Gerais (25 questões)
- Língua Portuguesa: 10 questões;
- Língua Inglesa: 5 questões;
- Noções de Raciocínio Lógico e Estatística;
- Realidades Brasileira e Local: 6 questões.
📚 Conhecimentos Específicos (45 questões)
- Direito Público: 10 questões;
- Ciência Política: 10 questões;
- Administração Pública: 15 questões;
- Economia: 5 questões;
- Contabilidade Pública: 5 questões.
Prova discursiva
A prova discursiva consistirá em um estudo de caso e duas questões discursivas. O estudo de caso abordará o tema de Administração Pública e deverá ser desenvolvido entre 20 e 30 linhas.
continua depois da publicidade
Além disso, o candidato precisará responder a duas questões discursivas, que poderão tratar sobre temas de Direito Público, Ciência Política, Economia e/ou Contabilidade Pública. Cada resposta também deverá ter de 20 a 30 linhas.
Avaliação de títulos
De caráter classificatório, participarão da avaliação de títulos os candidatos aprovados na prova objetiva e convocados para a prova discursiva. Os documentos (frente e verso) devem ser enviados em formato PDF, JPEG ou JPG (máximo 5MB) na página da banca.
Os cursos devem estar concluídos e serem apresentados em documentos oficiais (diplomas, certificados, declarações, etc.). Para cursos de pós-graduação, o histórico escolar deve acompanhar a declaração de conclusão. Veja a pontuação:
🧑🎓 Doutorado – 2,5 pontos;
🧑🎓 Mestrado – 1,5 pontos;
🧑🎓 Especialização (mínimo de 360h) – 0,5 ponto.
continua depois da publicidade
📌 Importante: O não envio dos títulos não elimina o candidato, mas ele receberá pontuação zero na avaliação de títulos, afetando a nota final no concurso.
Curso de formação
Os 35 primeiros colocados na primeira etapa do concurso, após os critérios de desempate, serão convocados para a etapa do curso de formação. Ao todo, serão utilizados os seguintes quantitativos para a chamada:
➡️ Ampla concorrência: 24 vagas;
➡️ Afrodescendentes: 4 vagas;
➡️ Pessoas com deficiência (PcD): 7 vagas.
📌 Se não houver candidatos suficientes para as vagas reservadas, elas serão destinadas à ampla concorrência.
O curso de formação SEAD SE será realizado presencialmente na cidade de Aracaju–SE, com carga horária mínima de 360 horas. Durante o curso, os alunos matriculados e frequentes terão direito a uma ajuda de custo paga pelo Estado de Sergipe.
Essa etapa terá 5 módulos. Ao final de cada módulo, será aplicada uma prova com 30 questões. Para ser aprovado, o candidato precisa obter no mínimo 50% de acertos e ter frequência mínima de 80% em cada módulo.
Concurso SEAD SE: inscrições

Confira o prazo de inscrição. Foto: Concursos no Brasil
As inscrições SEAD SE deverão ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas, entre os dias 10 de março e 10 de abril de 2025. Para efetivar o registro de participação, os candidatos deverão preencher o formulário indicado na página e pagar o boleto da taxa de inscrição:
💸 R$ 190,00 – taxa de inscrição do concurso.
Aos interessados, haverá a possibilidade de se isentar desse valor, desde que se encaixem em algum dos critérios mencionados pelo edital:
- Doador de sangue, conforme a Lei Estadual n.º 4.087/1999;
- Doador de medula óssea, segundo a Lei Estadual n.º 8.094/2016;
- Doadora de leite materno, em concordância com a Lei Estadual n.º 9.115/2022.
Mais informações
O edital em sua íntegra é o melhor documento para obter todos os detalhes do concurso SEAD SE. Portanto, o material encontra-se disponível no site do Diário Oficial do Estado de Sergipe, edição do dia 26 de fevereiro de 2025, a partir da p. 9.
Se houver dúvidas, faça contato com os responsáveis pela condução do certame, por meio do e-mail: [email protected].
Fonte: https://concursosnobrasil.com/concursos/se/2025/02/26/concurso-seplan-ou-sead/