25 de novembro de 2024
FAB envia helicópteros para resgatar atingidos por enchente no RS;
Compartilhe:

O estado do Rio Grande do Sul está em alerta vermelho para tempestades que devem atingir as cidades gaúchas durante esta quinta-feira (02). A previsão fez com que o governo gaúcho fechasse escolas e pedisse que as pessoas que moram em áreas de risco deixassem suas casas. O pedido foi direcionado para moradores das cidades da região do Vale do Taquari, que deve ser atingida por uma cheia recorde do Rio Taquari.

Aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que o acumulado de chuvas nos últimos dias no Rio Grande do Sul leva a grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de grandes deslizamentos de encostas. São pelo menos 114 cidades gaúchas atingidas pelas fortes chuvas no sul do país.

Fechamento de escolas

Na tarde desta quarta (01), o governador Eduardo Leite publicou nas redes sociais que determinou o cancelamento das aulas em todas as escolas do estado. A medida, segundo Leite, serve para garantir a segurança da população.

“Pior momento”

Nesta quarta-feira (01), o governo do Rio Grande do Sul alertou para o “pior momento” por conta das fortes chuvas que atingem o estado. O aviso foi publicado pelo governador Eduardo Leite na rede social X.

Segundo o vídeo, a situação na região do Vale do Taquari é crítica por conta da cheia do Rio Taquari. Segundo Leite, as cidades com maior chance de transbordamentos são Santa Teresa, Muçum, Rosa Sales, Encantado, Estrela, Lajeado. O aviso referenda uma fala do governador em coletiva mais cedo, onde ele disse se tratar do pior desastre da história do Rio Grande do Sul.

Pior desastre da história do RS

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, declarou nesta quarta-feira (1º) que as fortes chuvas que atingem o estado vão caracterizar “o maior desastre já enfrentado” pelos gaúchos. “Nós estamos vivendo um momento muito crítico no estado”, disse Leite.

Ele ressaltou que já uma diferença entre a chuvas que atingem as cidades gaúchas neste ano e as que castigaram diversas cidades do sul do Brasil em 2023.

“A diferença do que aconteceu no ano passado é que, momento crítico, no vale do Taquari, nós tivemos uma enxurrada, mas em seguida, o tempo nos deu condição de entrar em campo para fazer socorro, resgate, salvar centenas de vidas naquelas condições. Atualmente, estamos tendo muitas dificuldades para colocar as equipes em campo, seja do Exército, seja da Brigada Militar, seja do Corpo de Bombeiros, nós estamos tendo muitas dificuldades de fazer os resgates.”

Mais de cem cidades atingidas

Balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul no fim da tarde desta quarta-feira (1º) revela que 114 cidades gaúchas foram atingidas pelas fortes chuvas que afetam o estado desde segunda-feira (29). Ao menos dez mortes foram confirmadas. Outras 11 pessoas estão feridas.

Ao todo, 19.110 pessoas foram afetadas em solo gaúcho por ocorrências como enchentes, deslizamentos de terra, transbordamento de rios e desabamentos. O último balanço mostra que 3.416 indivíduos estão desalojados e 1.072 estão em abrigos.

Do total de dez mortes, duas ocorreram em Paverama e duas em Salvador do Sul. Os outros municípios que registraram vítimas fatais foram Pântano Grande, Itaara, Encantado, Segredo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/em-alerta-vermelho-rio-grande-do-sul-fecha-escolas-e-pede-que-pessoas-deixem-suas-casas/