
A deputada estadual Dani Monteiro (PSOL) foi reconduzida, nesta quarta-feira (26), à presidência da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (CDDHC) da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Esta é a terceira vez que a parlamentar assume a função, reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e o enfrentamento às violações no estado.
Sob a liderança da deputada, a Comissão se consolidou como um espaço de escuta e acolhimento para vítimas de violações, com foco especial na população negra e periférica. A deputada, que é a primeira mulher negra a ocupar o cargo, destaca a importância de sua trajetória pessoal para o trabalho na Comissão.
“A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos é uma trincheira contra o racismo, a violência policial e o abandono dos mais pobres”, declarou. “Nossa recondução não é apenas um reconhecimento, mas a prova de que o nosso trabalho faz a diferença e precisa continuar”, disse a deputada.
Dados da Comissão revelam cenário de violência
De acordo com o relatório da CDDHC de 2024, as violações de direitos humanos no Rio de Janeiro permanecem em níveis alarmantes. Mais da metade das denúncias recebidas pela Comissão (51,1%) estão relacionadas à violência de agentes do Estado, e 67,2% dos atendidos se identificam como pessoas pretas ou pardas.
A deputada ressalta que a atuação da CDDHC vai além do recebimento de denúncias, buscando também a proposição de soluções concretas por meio do diálogo com órgãos públicos e entidades da sociedade civil.
“Nesses últimos anos, ganhamos a confiança da população fazendo o que o Governo do Estado não fez: tratar com respeito, acolhimento e atenção às pessoas e questões cotidianas muitas vezes provocadas pelo próprio Estado”, afirmou Dani. “Nossa luta é por dignidade, por água, moradia, educação, cultura popular e trabalho digno. É nosso dever seguir avançando pelo povo fluminense”, completou.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/dani-monteiro-e-reconduzida-a-comissao-de-direitos-humanos-da-alerj-pela-terceira-vez/