
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a demissão de Nísia Trindade do Ministério da Saúde ocorreu porque deseja uma gestão com “mais agressividade”. Em entrevista ao programa Balanço Geral Litoral (SP), da Record, o petista elogiou a ex-ministra, mas justificou a mudança na pasta.
“Nísia era uma companheira da mais alta qualidade, minha amiga pessoal, mas eu estou precisando de um pouco mais de agressividade, mais agilidade, mais rapidez, por isso estou fazendo algumas trocas”, declarou.
Lula também confirmou que outras alterações na Esplanada dos Ministérios serão anunciadas em breve. Segundo ele, os novos nomes serão divulgados após o carnaval. “Não quero que a pessoa saiba que vai ser ministro pela Record. Vou ter que fazer reforma, mexer no governo, mas com muito cuidado, como técnico de futebol”, disse.
Lula diz que já escolheu quem substituirá Padilha na articulação política
A substituição de Nísia por Alexandre Padilha, até então ministro das Relações Institucionais, foi oficializada na última terça-feira (25), após uma reunião entre Lula e a ex-ministra. O presidente afirmou que já escolheu o sucessor de Padilha, mas ainda não divulgará o nome. Ele também não detalhou quantas mudanças pretende fazer na equipe.
Em conversa com jornalistas na quarta-feira (26), Nísia afirmou que a decisão do presidente se deu por uma “mudança de perfil” na pasta e negou que tenha sido alvo de um processo de desgaste político. “O presidente é o técnico de um time, faz parte da vivência de qualquer governo a substituição de ministros”, disse.
Além da troca no Ministério da Saúde, Lula também realizou mudanças recentes em sua equipe. Em janeiro, ele substituiu Paulo Pimenta por Sidônio Palmeira no comando da Secretaria de Comunicação Social (Secom). No início do mês, o presidente já havia indicado que faria novas alterações, mas afirmou que as mudanças ocorreriam “quando ele achar necessário”
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/video-lula-justifica-saida-de-nisia-trindade-estou-precisando-de-mais-agressividade/