28 de fevereiro de 2025
Descoberta de ferramentas de 40 mil anos desafia cronologia da
Compartilhe:

Uma inédita descoberta de ferramentas de pedra, datadas em 40 mil anos, encontrada no sudeste asiático, pode reconfigurar a história do desenvolvimento tecnológico e das migrações humanas pelo mundo.

Pesquisadores da Universidade Ateneo de Manila (Filipinas), em estudo publicado no Journal of Archaeological Science, indicam que os antigos habitantes da região podem ter dominado as rotas marítimas muito antes dos europeus ou africanos.

Estudo investiga como as populações pré-históricas teriam colonizado as ilhas do sudeste asiático, enigma que, até então, permanecia sem resposta (Imagem: Cacahuate/Globe-trotter/Texugo/CC-BY-4.0)

O estudo investiga como as populações pré-históricas teriam colonizado as ilhas do sudeste asiático, enigma que, até então, permanecia sem resposta. A hipótese de que essas comunidades necessitavam de avanços tecnológicos na navegação – superiores ao que se imaginava para o Paleolítico (Idade da Pedra Polida) – ganha força com o recente achado nas Filipinas, Indonésia e Timor-Leste.

Desvendando a navegação pré-histórica por meio das ferramentas

  • Comprovar a capacidade de navegação de povos antigos é um desafio para os arqueólogos, uma vez que materiais orgânicos, como madeira e fibras utilizadas em embarcações, raramente resistem ao tempo;
  • Nesse cenário, a durabilidade das ferramentas de pedra se destaca: elas teriam sido empregadas na extração de fibras destinadas à confecção de cordas, redes e amarras, essenciais tanto para a construção de embarcações quanto para a pesca em mar aberto;
  • Além desses instrumentos, os pesquisadores identificaram a presença de anzóis, iscas, pesos de redes e vestígios de peixes de águas profundas – entre eles, atum e tubarões;
  • De acordo com os especialistas, os restos de “grandes peixes predatórios pelágicos” revelam não apenas uma avançada habilidade de navegação, mas, também, profundo conhecimento sobre a sazonalidade e os trajetos migratórios das espécies marinhas.

Leia mais:

  • Busca profunda no ChatGPT: o que é, como funciona, e como usar
  • WhatsApp: como aumentar a segurança e impedir spywares e malwares de ‘clique zero’
  • “Abrigo do fim do mundo” recebe milhares de sementes“

Para a captura desses animais, seria necessário o uso de cordas extremamente resistentes e linhas de pesca robustas, provavelmente confeccionadas com fibras vegetais e materiais orgânicos, como a madeira, que também teriam sido empregadas na montagem das redes.

Embora fósseis e artefatos semelhantes já tenham sido encontrados em diversas ilhas da região, a interpretação predominante era de que as migrações pré-históricas ocorreriam de forma acidental, com povos à deriva em jangadas de bambu.

Gráfico com materiais supostamente usados pelos antigos
Evidências apontam para ferramentas robustas, criadas com diversos materiais (Imagem: Fuentes, Pawlik/Journal of Archaeological Sciences)

O novo conjunto de evidências, entretanto, aponta para realidade diferente: esses povos teriam sido navegadores experientes, equipados com tecnologia e conhecimentos avançados para enfrentar os desafios do mar.

O post Descoberta de ferramentas de 40 mil anos desafia cronologia da civilização apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/27/ciencia-e-espaco/descoberta-de-ferramentas-de-40-mil-anos-desafia-cronologia-da-civilizacao/