
Em meio a investimentos massivos em inteligência artificial, o Google está promovendo demissões nos setores de recursos humanos e na área de computação em nuvem. A justificativa é uma reorganização interna e corte de gastos.
Ao mesmo tempo, a big tech anunciou, no início do ano, investimento previsto em US$ 75 bilhões em infraestrutura de IA.
Google terá novas demissões
O Google teria dito aos funcionários nesta semana que planeja demissões nos setores de Operação de Pessoas (RH) e nuvem. O anúncio veio através de um memorando interno emitido pela chefe de RH, Fionna Cicconi, e acessado pela CNBC.
No documento, a empresa escreveu que oferecerá um programa de saída voluntária para funcionários do RH de tempo integral nos Estados Unidos a partir do início de março. Além disso, os empregados de nível 4 e 5 (entre pleno e sênior) poderão receber uma indenização de 14 semanas de salário e uma semana adicional por cada ano de serviço na companhia.
Já os cortes no setor de nuvem devem afetar principalmente o suporte de operações. Algumas das mudanças devem incluir transferências de equipes para outros países.
O Google confirmou as mudanças à CNBC, afirmando que reorganizações fazem parte do curso normal dos negócios. O porta-voz da empresa, Brandon Asberry, explicou que isso serve para garantir uma operação “mais eficiente” e garantir sucesso a longo prazo.
O número de funcionários afetados não está claro.

Ao mesmo tempo, Google está investindo pesado em IA
As mudanças acontecem depois que a diretora financeira Anat Ashkenazi afirmou que uma de suas principais prioridades seria cortar custos para garantir que a empresa gaste em infraestrutura de IA em 2025.
No início de fevereiro, a big tech revelou seus resultados para o quarto trimestre de 2024, com uma receita abaixo da expectativa do mercado. O Olhar Digital reportou aqui. Mesmo assim, a Alphabet, controladora do Google, revelou que não vai parar de investir em IA, com um valor planejado de US$ 75 bilhões em despesas.
Já a divisão de nuvem relatou aumento de ganhos em relação ao ano anterior, mas a Alphabet espera mudar a operação para outros locais, como Índia e Cidade do México. A empresa confirmou que as mudanças servem para abrir funções em outras partes do mundo e ampliar sua presença global.
Leia mais:
- 7 dicas para liberar armazenamento no Google Drive
- Google simplifica remoção de dados pessoais das buscas; veja como usar
- Google dá passo importante em direção à IA Geral
Demissões acontece desde o início do ano
- Em janeiro, o Google já havia anunciado demissões na unidade de “plataformas e dispositivos”;
- A divisão é responsável pelo sistema operacional Android, pelo navegador Chrome e Chrome OS, e pelos aplicativos Google Fotos e Google One, entre outros;
- A estimativa é que a unidade tenha 25 mil funcionários em tempo integral. Não está claro quantos desses serão, de fato, demitidos.
O post Em meio a investimentos em IA, Google anuncia novas demissões apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/28/pro/em-meio-a-investimentos-em-ia-google-anuncia-novas-demissoes/