28 de fevereiro de 2025
Lua começa o Carnaval com dois encontros no céu
Compartilhe:

Dando início à “turnê mensal” de março pelos planetas do Sistema Solar, a Lua vai ter um “chega mais” com dois corpos neste sábado (1). Mercúrio e Vênus vão estar bem próximos do nosso satélite natural no céu, em um fenômeno chamado de conjunção astronômica – mas, um de cada vez.

Como os típicos amores de Carnaval, esses encontros duram somente alguns minutos, e, logo, cada um seguirá o seu caminho – ou órbita. E tem mais um detalhe: ambos os casos serão “às escondidas”.

De acordo com o guia de observação astronômica In-The-Sky.org, primeiro a Lua se aproxima de Mercúrio, por volta da 1h da manhã (pelo horário de Brasília). Do ponto de vista de um observador baseado em São Paulo, o par estará visível apenas durante o dia (e perto demais do Sol, o que atrapalha a visibilidade).

Configuração do céu no momento da conjunção entre a Lua e Mercúrio neste sábado (1). Crédito: SolarSystemScope

Leia mais:

  • Mistério cósmico em órbita: por que alguns planetas têm luas e outros não?
  • Quanto tempo leva para chegar à Lua?
  • Fomos enganados pela Lua todo esse tempo, sugere estudo

Lua e Vênus podem ser vistos pouco antes da conjunção

Mais tarde, às 20h18, ela se encontra com Vênus – também abaixo da linha do horizonte, longe dos olhos dos curiosos. No entanto, durante o pouco tempo em que estiverem aparecendo no céu (entre 18h43 e 19h35), eles poderão ser vistos já bem juntinhos (um pouco ofuscados também pelo brilho solar no fim de tarde).

A Lua estará em magnitude de -9.6, enquanto a de Vênus será de -4.6, ambos na constelação de Peixes. Quanto mais brilhante um objeto parece, menor é o valor de sua magnitude (relação inversa). O Sol, por exemplo, que é o corpo mais brilhante do céu, tem magnitude aparente de -27.

A conjunção entre a Lua e Vênus vai acontecer quando ambos estiverem abaixo da linha do horizonta, mas durante os poucos minutos que eles estiverem visíveis no céu já estarão bem próximos. Crédito: Stellarium Web

O par estará muito separado para caber no campo de visão de um telescópio ou binóculos, mas será visível a olho nu.

Depois de Mercúrio e Vênus, os próximos planetas a fazer conjunção com a Lua em março serão Júpiter (6), Marte (8) e Saturno (28). Essa série de conjunções ocorre porque o nosso satélite natural orbita a Terra aproximadamente no mesmo plano em que os planetas orbitam o Sol, chamado plano da eclíptica.

O post Lua começa o Carnaval com dois encontros no céu apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/28/ciencia-e-espaco/lua-comeca-o-carnaval-com-dois-encontros-no-ceu/