
Nesta sexta-feira (7), a Passarela do Samba Chico Coimbra, no anel Viário, vira o epicentro da cultura popular com o início dos desfiles dos Blocos Tradicionais e das Escolas de Samba de São Luís. A programação começa com o desfile dos blocos tradicionais do Grupo B, que sobem aos tambores a partir das 17h; em seguida, às 22h, as escolas de samba da região metropolitana brilham na passarela.
Confira abaixo a ordem de apresentação das agremiações e seus respectivos enredos:
Lua Linda e Bela: Lendas, Mitos, Mistérios e Crendices
A Mocidade Independente da Ilha abre os trabalhos com enredo que promete levar à passarela um universo de histórias que mesclam tradição e inovação científica. O samba-enredo transformará a Passarela do Samba Chico Coimbra num cenário encantado, onde a Lua se ergue como deusa da fertilidade e testemunha mística dos rituais, festividades e dos mistérios que permeiam a vida dos pescadores, agricultores e amantes da Ilha do Upaon-Açu.
Ubi Italicus Ibi Itália: A Saga Italiana sob as Bênçãos de Fátima
A Unidos de Fátima celebra a trajetória da diáspora italiana no Brasil. O samba resgata momentos históricos, como a chegada do La Sofia a Vitória (ES), o primeiro navio a trazer imigrantes italianos às terras brasileiras. Com o lema “”Onde há um italiano, lá está a Itália” estampado na bandeira, a escola demonstra a força dos laços que uniram as duas nações. O enredo, marcado por um caráter heroico e compromissado, visa reforçar a memória e a influência da cultura italiana na “terra abençoada pelo divino”.
O Urrou das Toadas no Rufar dos Tambores da Favela
A S.R.E.S. Favela do Samba retorna à passarela com um enredo mesclando o fervor do Bumba Meu Boi com a energia do carnaval. Trazendo diversos instrumentos musicais, a escola homenageia a cultura maranhense, unindo a tradição da maior manifestação cultural do estado com a magia do samba e a exaltação de poetas e lendas que caracterizam o São João do Maranhão.
Mina Preta Mina, Dona Catharina
A Turma da Mangueira entra na briga pelo título de campeã, apostando em um enredo que resgata a história de Catharina Rosa Ferreira de Jesus, uma mulher negra que, no período colonial em São Luís, conquistou sua liberdade pagando sua própria alforria e adquirindo uma fortuna à base de muita luta e coragem. A escola pretende corrigir erros históricos sobre a trajetória desse símbolo de resistência e liderança, cujo nome está eternizado no coração da cidade.
A Turma do Quinto na Peleja e Folia dos seus Poetas de Estrelas e Luas
Finalizando a primeira noite dos desfiles, a Turma do Quinto vem prestar homenagem aos ícones da poesia e do samba maranhense: José Ribamar de França Pereira (Godão) e Luis Henrique de Nazaré Bulcão. O enredo se desenrola na memória dos poetas que, com seus versos e composições, ajudaram a construir o cancioneiro popular e a identidade cultural do bairro da Madre Deus.
“A expectativa em torno do desenvolvimento da escola na passarela está sendo muito grande em toda a comunidade da Madre Deus. A razão do tema proposto p a escola é q fazer um tributo aos poetas do bairro, eles são a principal razão desse contentamento coletivo” disse Gersinho Silva, compositor do samba-enredo.
O samba-enredo vem encantando os moradores e sambistas do bairro e promete emocionar a passarela do samba. “Eu achei o samba-enredo lindo, é algo muito poético, melodia que traz tranquilidade e harmonia” afirmou Josilene Gomes, coordenadora da ala de passistas da Turma do Quinto.
Ordem dos desfiles dos blocos tradicionais do Grupo B:
- 8h00 às 18h20 – Os Gigantes
- 18h25 às 18h45 – Os Lobos
- 18h50 às 19h10 – Os Versáteis
- 19h15 às 19h35 – Falcão de Prata
- 19h40 às 20h00 – Os Baratas
- 20h05 às 20h25 – Reis da Liberdade
- 20h30 às 20h50 – Dragões da Liberdade
- 20h55 às 21h15 – Alegria do Ritmo
- 21h20 às 21h40 – Renovação do Ritmo
No sábado (8) desfilam as escolas de samba: Túnel do Sacavém, Terrestre do Samba, Flor do Samba, Império Serrano e Marambaia. A apuração será realizada no dia 13 de março, na Casa Barrica, na Madre Deus, em São Luís.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/03/desfiles-das-escolas-de-samba-de-sao-luis-nesta-sexta-7-confira-os-enredos-e-a-ordem-das-apresentacoes/