Um homem, identificado como Matheus, caiu em uma das gigantescas voçorocas que crescem ao redor do município de Buriticupu, localizado a cerca de 415km de São Luís. De acordo com moradores da região, Matheus teria caído na manhã desta sexta-feira (07), mas o motivo da queda ainda é desconhecido. Matheus vive no residencial Eco Buriticupu, região diretamente pelo aumento das voçorocas na cidade.

A voçoroca onde o homem caiu tem cerca de 80 metros de profundidade e representa um risco iminente. Em uma das divulgações, é possível ver Matheus se debatendo, com dificuldades para se reerguer. As equipes de Bombeiros que foram enviadas ao local enfrentaram dificuldades no acesso e na execução do resgate.

Matheus foi retirado com vida do local, no entanto, o seu estado de saúde ainda não foi divulgado.

Avanço das voçorocas

As voçorocas são grandes buracos ocasionados pela erosão pluvial, um tipo de erosão causado pelas chuvas. O avanço rápido desse fenômeno levou a Prefeitura a decretar estado de calamidade pública, especialmente após a destruição de diversas moradias, o que obrigou o deslocamento de famílias inteiras. Apesar de ações judiciais e pedidos de auxílio ao governo federal, a contenção das voçorocas enfrenta entraves e segue sem uma solução definitiva.