22 de abril de 2025
chora
Compartilhe:

Foto: Reprodução/Redes sociais –

A Comissão de Combate às Discriminações da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) voltou a cobrar da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) a criação de um protocolo antirracista, após o jogador Luighi, do Palmeiras, ser alvo de ofensas durante o jogo contra o Cerro Porteño, na quinta-feira (06/03), pela Copa Libertadores Sub-20.

O deputado Professor Josemar (PSOL), presidente da Comissão e autor da Lei Vini Júnior, que combate o racismo nos estádios, exigiu que a Conmebol adote medidas urgentes para punir crimes como os sofridos pelo atleta. Ele defende a implementação de um protocolo com aviso sonoro, paralisação do jogo e punição da torcida agressora.

“É importante que a Conmebol, desde já, aplique os protocolos da Lei Vini Júnior. Fica aqui a nossa solidariedade ao jogador, mas também a nossa exigência de que a Conmebol faça o seu papel, que é o de assegurar jogos sem racismo e sem preconceito”, declarou o deputado.

As agressões contra Luighi e seu colega Figueiredo ocorreram aos 36 minutos do segundo tempo, quando câmeras de TV flagraram um homem imitando um macaco e outro cuspindo enquanto fazia gestos racistas.

No final da partida, Luighi, visivelmente emocionado, cobrou que as perguntas dos repórteres se concentrassem no crime de racismo do qual foi vítima, e não no resultado do jogo, que terminou com vitória do Palmeiras por 3 a 0.

Em suas redes sociais, o jogador desabafou: “Dói na alma. E é a mesma dor que todos os pretos sentiram ao longo da história, porque as coisas evoluem, mas nunca são 100% resolvidas. O episódio de hoje deixa cicatrizes e precisa ser encarado como é de fato: crime.”

O deputado Professor Josemar já havia oficiado à Conmebol em 2023, após casos de racismo em um jogo entre Fluminense e Boca Juniors. A Lei Vini Júnior, de sua autoria, se tornou referência no combate ao racismo nos estádios.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/libertadores-sub-20-deputado-cobra-protocolo-antirracista-da-conmebol/