O ato organizado por centrais sindicais em São Paulo, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), contou com a participação de 1.635 pessoas nesse 1º de Maio.
O cálculo foi realizado pelo grupo de pesquisa “Monitor do Debate Político”, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, coordenado por Pablo Ortellado e Márcio Moretto. Levando em consideração a margem de erro de 12%, há uma variação de até 196 pessoas a mais ou a menos.
Os pesquisadores utilizaram um software para contabilizar o público presente, alcançando o momento de pico de comparecimento às 13h46, cinco minutos antes do início do discurso do ex-presidente.
Realizado no estacionamento do estádio do Corinthians, o evento teve uma baixa adesão do público e enfrentou condições de forte calor. Durante seu discurso às centrais sindicais, Lula chamou o deputado federal e pré-candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), para seu lado, elogiando-o e solicitando o voto do público para ele nas eleições municipais de outubro. A legislação eleitoral proíbe pedidos explícitos de voto no período anterior à campanha eleitoral, podendo resultar em multa.
Com informações de O Globo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/calculo-da-usp-mostra-que-ato-de-1o-de-maio-com-lula-reuniu-menos-de-duas-mil-pessoas/