
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que os atos de 8 de janeiro foram uma “verdadeira guerra campal”. A Primeira Turma da Corte analisa nesta quarta-feira se torna o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados réus pela trama golpista.
— Ninguém estava passeando. Havia uma barreira policial, né? E todos invadiram agredindo. Os policiais que jogavam, vejam, jogavam gás de pimenta, as pessoas invadindo. E sempre com a intenção golpista, nós vamos ver várias faixas pedindo intervenção federal. Uma verdadeira guerra campal”.
Embora não seja inédita, a exibição de vídeos durante as sessões de julgamento não é comum e faz parte de uma estratégia de Moraes para fortalecer os elementos trazidos na denúncia e relembrar os fatos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023 (veja abaixo o vídeo apresentado). O uso de vídeos mostrando a violência dos ataques golpistas também ocorreu nos primeiros julgamentos sobre 8 de janeiro no STF.
Ele disse ainda que a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre uma tentativa de golpe expôs de forma “detalhada e coerente” os fatos criminosos envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados. Moraes é relator da acusação que pode torná-los réus.
— A denúncia descreve de forma detalhada, com todos os elementos, todos os requisitos exigidos, tendo sido coerente a exposição dos fatos, com a descrição amplamente satisfatória dos fatos, da tentativa de golpe de estado, tentativa de abolição violenta do estado de direito — afirmou Moraes ao introduzir seu voto.
Com informações de O GLOBO.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/moraes-diz-que-o-8-1-nao-foi-passeio-no-parque-e-exibe-videos-dos-ataques-golpistas-durante-julgamento-de-bolsonaro-no-stf-veja/