31 de março de 2025
Deputados da Alerj farão sobrevoo de helicóptero em Imunana-Laranjal
Compartilhe:

Os ministros Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), ressaltaram nesta quarta-feira a medida tomada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que cita o Brasil como exemplo positivo de identificação de eleitores. As declarações foram feitas durante o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras sete pessoas por uma suposta tentativa de golpe de Estado.

Enquanto Moraes falava de uma suposta atuação do ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem, atual deputado federal, para desacreditar as urnas eletrônicas, Cármen Lúcia citou a medida, editada na terça-feira:

— Ontem foi reconhecido nos Estados Unidos o mérito do sistema brasileiro.

Moraes, então, explicou a medida tomada por Trump e comparou o elogio com os ataques ao sistema eleitoral brasileiro:

— O Brasil citado expressamente como um modelo de sucesso pelo presidente norte-americano Donald Trump. Enquanto aqui no Brasil houve toda essa preparação para se colocar em dúvida as urnas eletrônicas.

Trump assinou uma ordem executiva que exigirá a comprovação da cidadania dos EUA em formulários eleitorais. O texto da medida enumera uma série de exemplos de países que adotaram medidas para “proteger o processo eleitoral”, citando iniciativas no Brasil e Índia para usar a biometria na identificação dos eleitores.

Com informações de O GLOBO.

Leia mais:

Trump volta a falar em fraude ao assinar decreto sobre segurança eleitoral que cita Brasil como exemplo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/em-julgamento-de-bolsonaro-no-stf-moraes-e-carmen-lucia-destacam-elogio-de-trump-ao-sistema-eleitoral-brasileiro/