
Se você já observou um pneu novo de perto, deve ter notado pequenos pelos de borracha espalhados pela superfície. Muitas pessoas se perguntam para que servem esses pelinhos e se eles influenciam no desempenho do pneu ou na segurança do veículo.
Embora possam parecer detalhes insignificantes, esses fios finos têm um papel importante no processo de fabricação dos pneus e são um indicativo de que o pneu nunca foi usado.
O que são os pelinhos nos pneus?
Os pequenos pelos de borracha nos pneus são chamados de vent spews ou “cabelos do pneu” e são um subproduto do processo de fabricação. Eles surgem quando o pneu é moldado e a borracha líquida é injetada em alta pressão dentro do molde.
Para evitar bolhas de ar dentro do pneu, os moldes possuem pequenos orifícios de ventilação, que permitem a saída do ar enquanto a borracha preenche todos os espaços da estrutura.
Quando a borracha líquida se expande e começa a endurecer dentro do molde, parte dela escapa por esses orifícios, formando os pelinhos. Depois que o pneu esfria e é retirado do molde, os vent spews permanecem na superfície do pneu, servindo como um sinal de que ele acabou de sair da fábrica e nunca foi rodado.
Os pelinhos de borracha nos pneus afetam o desempenho?
Não. Esses fios de borracha são completamente inofensivos e não afetam o desempenho, aderência ou durabilidade do pneu. Eles são tão finos que desgastam naturalmente conforme o pneu entra em contato com o solo.
Alguns motoristas acreditam que esses pelinhos podem indicar um pneu de melhor qualidade ou que precisam ser removidos antes do uso, mas isso não é necessário. Em poucos quilômetros rodados, eles desaparecem por conta própria.
É necessário remover os pelinhos antes de usar o pneu?
Não. Não há necessidade de remover os pelinhos manualmente. Se um pneu for usado corretamente, os vent spews se desgastarão naturalmente com o atrito do asfalto.

Em alguns casos, pneus esportivos ou de alta performance podem vir com um acabamento mais refinado, sem tantos pelinhos visíveis, pois os fabricantes podem optar por moldes com menos orifícios de ventilação.
Os pelinhos indicam que um pneu é novo?
Sim, a presença dos pelinhos pode ser um indicativo de que um pneu nunca foi rodado. No entanto, isso não significa que o pneu é recém-fabricado. Um pneu pode ficar armazenado por anos sem ser utilizado e ainda manter os vent spews.
Leia mais:
- Por que carros usados voltaram a ser populares no Brasil?
- Os carros elétricos mais eficientes do Brasil em 2024
- Pneus mais largos favorecem aquaplanagem?
Para verificar se um pneu é realmente novo, o ideal é conferir a data de fabricação, que está gravada na lateral do pneu. O código DOT (Department of Transportation) contém quatro dígitos que indicam a semana e o ano de produção. Por exemplo, um pneu com o código “3622” foi fabricado na 36ª semana de 2022.
Se você quer garantir que está comprando um pneu realmente novo, além de observar a presença dos vent spews, também vale a pena verificar a data de fabricação impressa na lateral do pneu.
Com informações de Tyrepower.
O post É por isso que os pneus “nascem” cabeludos; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/03/28/carros-e-tecnologia/e-por-isso-que-os-pneus-nascem-cabeludos-entenda/