
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), abriu a ordem do dia nesta terça-feira, fase da sessão na Casa em que projetos são votados, mesmo em meio as ameaças de obstrução do PL para votações. O
presidente se reuniu com o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), para discutir possíveis soluções paro o projeto que anistia os presos, acusados e condenados do 8 de janeiro de 2023. Motta disse que é momento de equilíbrio e é necessário ter responsabilidade com o povo, independentemente de posições políticas.
— Não é hora de seguirmos ninguém, mas de agirmos com desprendimento político, sem mesquinhez, agirmos com altivez, mas sem falsos heroísmos. É hora de equilíbrio e pragmatismo e buscarmos acertar e não nos desviarmos para o erro fácil. O povo espera de nós responsabilidade e lealdade — afirmou Motta.
Hugo Motta afirmou ainda que o projeto da anistia será conversado com os líderes e que não há tendência para que a proposta seja pautada em comissão especial ou com urgência, quando vai direto ao plenário.
O presidente ainda fez uma referência ao projeto de reciprocidade, que permite ao Brasil responder com sanções comerciais a países que não mantenham uma relação de isonomia econômica, aprovado no Senado nesta terça-feira, e que pode pautado ainda hoje na Câmara.
— Esse episódio entre os EUA e o Brasil deve nos ensinar que nas hora mais importantes não existe um brasil de esquerda ou direita. Nós representantes do povo temos que defender o povo acima de nossos diferentes. Que pensemos diferentes, mas não quando o nosso povo está ameaçado. Quando o povo pode correr perigo, é hora de nos unirmos. Ninguém é dono do povo, ninguém pode falar pelo povo — disse.
O relator da reciprocidade na Câmara dos Deputados é o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) que prevê uma votação rápida da proposta de resposta comercial, mesmo que o presidente Motta discorde de pautas de urgência.
— Reciprocidade pode votar hoje, se projeto chegar. Queremos votar o quanto antes. Estamos tentando convencer o PL a paralisar a obstrução nesse caso — afirmou.
Com informações de O Globo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/cobrado-pelo-pl-a-acelerar-anistia-motta-diz-que-momento-e-de-equilibrio-e-sem-falsos-heroismos/