5 de abril de 2025
Maranhão alcança R$ 14 milhões para estruturar e qualificar Parque
Compartilhe:

O Estado do Maranhão alcançou um importante marco na ciência e tecnologia sendo aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) na concessão de investimento de R$ 14 milhões, direcionados para qualificar o Parque Tecnológico Renato Archer-PTRA, instalado no Centro Histórico. A recomendação da aprovação da proposta foi divulgada pela Financiadora ainda esta semana.

O Parque irá oferecer um ambiente moderno e exclusivo, estabelecendo a promoção da integração de empresas, universidades e centros de pesquisa para produção de produtos e serviços com base científica. Ao investir em avanços e inovações, o Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), fortifica a competitividade, incentivando o crescimento econômico e promovendo novas oportunidades. 

Com o objetivo de garantir a infraestrutura adequada à pesquisa e ao desenvolvimento de novas tecnologias, o parque é direcionado para empresas e ecossistema de inovação, consolidando os esforços do governo em relação ao incentivo à inovação, estabelecendo e posicionando o estado como polo da ciência no cenário nacional.  

Para o presidente da Fapema, Nordman Wall, esta conquista é mais uma evidência da competência, compromisso e eficiência da Secti e da Fapema, como partes fundamentais para o avanço do ecossistema de inovação do Estado. “Esse incentivo para consolidar o Parque Tecnológico faz nascer um novo capítulo nesta trajetória científica, impulsionada pelo nosso governador Carlos Brandão, que vem priorizando esse segmento e investindo fortemente para que estejamos no topo nacional deste ecossistema. E agora, o apoio estreito da Finep, consolidando essa parceria de êxito e conectando o potencial maranhense. Vamos consolidar um ambiente propício à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, aliado à preservação do patrimônio cultural. Este parque tecnológico será um espaço aberto aos nossos pesquisadores, cientistas e empreendedores”, destacou.

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Natassia Weba, ressaltou o valor da aprovação no edital e os reflexos positivos que o projeto promoverá para o estado. “Esse resultado demonstra o potencial do nosso estado para se tornar um polo de inovação e tecnologia. A construção e consolidação de um parque tecnológico permitirá a geração de novas oportunidades, a aproximação entre academia e setor produtivo e o fortalecimento da pesquisa aplicada. Estamos trabalhando para transformar ideias em soluções concretas que impulsionem o desenvolvimento do Maranhão”. 

O diretor Científico da Fundação, Cristiano Capovilla, reforça que o “investimento substancioso, que vai fortalecer nosso ecossistema de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo”. Para a coordenadora de Empreendedorismo e Inovação, Isaura Modesto, “esta estrutura vem somar aos esforços do governo estadual, nos investimentos em ciência e inovação, proporcionando o desenvolvimento econômico e social do estado”

O PTRA irá ligar agentes das instituições acadêmicas – UFMA, Uema e IFMA -, setor empresarial e instituições de convergência com o ecossistema de inovação, criando um polo estratégico de excelência, possibilitando inúmeros cursos possíveis, programas de pesquisa, permitindo o surgimento de talentos e promovendo apoio a conhecimentos especializados.

Tal formulação integrada irá facilitar intercâmbios acadêmicos, execução de projetos conjuntos e a formação de profissionais altamente qualificados. Nesta ampla quantidade de oportunidades estão espaços de coworking, laboratórios com recursos tecnológicos, auditórios e áreas de convivência, desenvolvimento de programas de incubação, cursos e treinamentos, promoção de eventos, suporte técnico, além de ações de consultoria e para atração de empreendimentos. 

“O avanço extraordinário da Fapema, que tem tido, sob o governo Brandão e administração do professor Nordman, o diferencial que é dialogar com diferentes setores e conversar com o governo federal, possibilitando avanços para o Maranhão, em diversas áreas, portanto, a Fapema está de parabéns”, argumentou o presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Allan Kardec Duailibe Barros Filho.   

Com imensa satisfação, recebemos a notícia da aprovação do Parque Tecnológico, que será uma ferramenta de incentivo e avanço à inovação e à tecnologia em nosso estado. Certos de alcançarmos uma nova etapa na educação e cultura, parabenizamos a Fapema pelo êxito de realizar este tão sonhado Parque Tecnológico“, disse o gestor de Relações Institucionais e Governamentais da Fiema, Roberto Bastos da Federação das Indústria (Fiema). 

Inovação empresarial

Os parques tecnológicos são cenários de desenvolvimento e avanços de tecnologias competitivas, para desenvolver aprimoramentos e inovações de produtos, processos e modelos de negócios. Nestes ambientes, são fornecidas metodologias de suporte ao desenvolvimento de ideias inovadoras, ambiente para instalação de centros de pesquisa, além de também promover a conexão acadêmica qualificada e integrada.  

Com o PTRA, o Maranhão irá conquistar metas, resultando em impactos positivos para o desenvolvimento da região. Tais resultados inclui ações pela revitalização do Centro Histórico, na atração de investimentos e consolidação de um ambiente inovador e atrativo, em conformidade com o Plano Maranhão 2050, macro ação do Governo do Maranhão.

A meta desta estrutura é estabelecer um ambiente híbrido de inovação, incentivando o desenvolvimento tecnológico e socioeconômico do estado afim de buscar a redução das disparidades entre regiões. 

Estabelecido de maneira oficial em 18 de outubro de 2022, através do Decreto  nº 37.958, o PTRA iniciou a trajetória com a inauguração do Casarão Tech Renato Archer, em 19 de janeiro do ano de 2018. A ferramenta foi o primeiro hub público de inovação do Maranhão, e foi estabelecido como parte do programa Inova Maranhão, do Governo do Estado – via Secti e Fapema.

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/04/maranhao-alcanca-r-14-milhoes-para-estruturar-e-qualificar-parque-tecnologico-renato-archer/