11 de novembro de 2024
Morador relata esforços heroicos para resgatar pessoas em meio às
Compartilhe:

A cidade de Porto Alegre está enfrentando a pior enchente de sua história, com o nível do lago Guaíba tendo chegado a 5,04 na manhã deste sábado (4), segundo medição realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul.

Veja na galeria acima como está a cidade hoje

Até então, o nível mais alto do Guaíba havia sido atingido na enchente de 1941. Na ocasião, a água chegou a 4,76 metros.

Para se ter ideia da gravidade da situação, o nível registrado neste sábado é superior ao dobro da cota de alerta para o lago, que é de 2,5 metros. A cota de inundação, por sua vez, é de 3 metros.

A prefeitura disponibilizou oito abrigos temporários para receber as pessoas que tiveram de deixar suas casas. De acordo com a administração municipal, quase 2.000 pessoas utilizaram esses espaços para dormir da noite de sexta-feira (3) para hoje. Além das pessoas, os abrigos receberam 136 animais de estimação.

Também neste sábado, um dique extravasou no bairro Sarandi, deixando a situação ainda mais complicada na zona norte da cidade, que já foi bastante castigadas pelos temporais. O prefeito Sebastião Melo (MDB) pediu às pessoas da região que deixem suas casas.

Outro problema enfrentado pelos moradores da capital gaúcha é a falta de água. Três estações de tratamento estão sem funcionar na manhã deste sábado por causa dos alagamentos, informa o Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Dmae).

“A suspensão dos trabalhos se dá em razão do alagamento das estações de bombeamento de água bruta (Ebabs), que ficam localizadas na avenida Voluntários da Pátria e Padre Cacique, respectivamente. As Ebabs são as responsáveis pela captação da água para tratamento. Não há previsão de retomada da operação”, informa o departamento.

FOTOS – Veja estragos da chuva no Rio Grande do Sul

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/enchente-historica-em-porto-alegre-veja-como-esta-a-cidade-neste-sabado-4/