
Após reveses no Brasil e na França, a Paper Excellence decidiu recorrer aos Estados Unidos para seguir na disputa judicial contra a J&F pelo controle da Eldorado Brasil Celulose. O embate entre as duas empresas é considerado o maior litígio societário em curso no país, envolvendo a gestão da produtora de celulose à base de eucalipto.
Desde 2018, a J&F, holding dos irmãos Batista, e a multinacional sino-indonésia travam uma batalha judicial pelo comando da Eldorado. Em janeiro deste ano, a Paper tentou transferir a arbitragem entre as empresas para a Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (CCI), em Paris. No entanto, o pedido foi negado em março.
Agora, a Paper ingressou com uma nova ação na Flórida, nos EUA. A empresa pede o reconhecimento de uma sentença arbitral de 2021 — que lhe garantiria 100% do controle da Eldorado — e ainda solicita uma indenização de US$ 3 bilhões por supostos prejuízos causados pela J&F.
A estratégia nos EUA surge após nova derrota no Brasil: em 20 de março, por seis votos a três, o Grupo Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que cabe ao Judiciário paulista analisar a validade da sentença arbitral anteriormente considerada legal.
Em nota, a Paper Excellence declarou que “confia que as ações judiciais nos tribunais brasileiros que visam bloquear a assunção do controle da Eldorado serão julgadas a seu favor”. A companhia ainda afirmou ser alvo de “assédio processual”.
Com informações de Metrópoles
Fonte: https://agendadopoder.com.br/paper-tentar-levar-disputa-por-eldorado-aos-eua-depois-de-derrotas-em-paris-e-no-brasil/