19 de abril de 2025
Bombeira maranhense é primeira militar do estado a participar de
Compartilhe:

Com o propósito de oferecer cuidados psicológicos para pessoas em situações de emergência, como acidentes, desastres naturais e outras crises, o Instituto de Psicologia da Aeronáutica, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou o II Curso de Primeiros Cuidados Psicológicos em Acidentes, Emergências e Desastres – para Não Psicólogos.

Entre os participantes da programação do curso, a terceiro sargento Crislene Samineses Araújo, assistente social do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), foi a primeira militar do estado a participar da formação oferecida.

A militar Crislene Samineses completa uma década no Corpo de Bombeiros, com ampla trajetória na corporação, ela já serviu no 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3BBM), em Imperatriz, no Batalhão de Bombeiros de Emergência Médica (BBEM) e, atualmente, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da corporação, ‘salvando vidas que salvam’, como a própria militar diz, “Sempre tive interesse em trabalhar com situações de emergência e me sentia realizada ao atuar neste cenário. Cuidando dos meus colegas de farda, ajudando aqueles que socorrem a sociedade, me motiva a fazer muito mais. É sinônimo de orgulho e honra para mim”, reforça a militar. “Ser bombeira é mais que uma carreira, é uma verdadeira paixão, especialmente por estar diretamente relacionada a salvar vidas e ajudar a sociedade. Essa vocação se tornou meu sentido de viver”, expressa.

Em sua capacitação da FAB, ela desenvolveu e aprimorou essa vocação para possibilitar atendimento humanizado, de acolhimento e suporte psicológico, fundamental àqueles que passam por casos de sofrimento em decorrência de desastres. Durante o curso, participaram militares do Exército, Marinha, Polícia Militar e das corporações de Bombeiros Militares de vários estados. “Com todo esse aprendizado, acredito que irei contribuir muito para a nossa corporação e sociedade”, disse a sargento.

Para a militar, ser a primeira e única maranhense presente neste curso da FAB foi um desafio gratificante. “Por ser uma instituição tão renomada e estar em outro estado, longe da minha zona de conforto, representou uma superação pessoal e profissional. Me sinto grata por essa oportunidade, pois, além de adquirir novos conhecimentos, estou mais preparada para colaborar em situações de emergência”, enfatiza.

A capacitação estabeleceu uma rede nacional de profissionais, aptos a responder às necessidades emocionais de vítimas de traumas. “Estar nesta lista é uma grande honra”, destaca Crislene Samineses.

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/04/bombeira-maranhense-e-primeira-militar-do-estado-a-participar-de-curso-da-forca-aerea-brasileira/