O lago Guaíba chegou a 5,30 metros neste domingo (5), níveis recordes na história de Porto Alegre. A marca anterior era de 4,76 metros, ocorrida em 1941. A prefeitura emitiu alerta para inundações catastróficas na capital.
Segundo a prefeitura, são 60 vias totalmente bloqueadas em Porto Alegre, e 13 com bloqueios parciais. Diversas placas de carros que se perderam com os alagamentos foram recolhidas.
🚘 @EPTC_POA auxilia motoristas a recuperar placas perdidas no temporal.https://t.co/4xEvWV1DC2 pic.twitter.com/6E6JRUQRGz
— Porto Alegre (@Prefeitura_POA) May 5, 2024
No fim da noite de sábado, a Defesa Civil do RS divulgou um novo mapa com as áreas em risco pela cheia do Guaíba. Clique aqui para ver em tela ampliada.
Áreas mais altas não serão afetadas com a mesma intensidade do que as mais baixas.Quem mora em áreas mais baixas deve buscar abrigo em locais seguros, longe da zona vermelha do mapa. https://t.co/3cTVU7rQrO
— Defesa Civil RS (@DefesaCivilRS) May 5, 2024
Em Porto Alegre, foram realizados 4 mil resgates em resposta a 1600 ocorrências, segundo a Defesa Civil. A prefeitura também postou sobre pontos de doação para as vítimas.
⚠️ Atenção:
📍Estamos com mais um ponto de coleta disponível para o recebimento de doações!
Além do Simers, do Cremers e do Ministério Público, agora o Opinião também está apto a receber donativos para os afetados pelas enchentes.🙏🏼 pic.twitter.com/TZrLZo5S14
— Porto Alegre (@Prefeitura_POA) May 5, 2024
Mortes
Balanço divulgado no início da tarde deste domingo (5) pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul revela que subiu para 75 o número de vítimas fatais em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado ao longo dos últimos dias. Outras seis mortes estão sob investigação.
Do relatório anterior, do período da manhã, até o atual, o número de óbitos confirmados passou de 66 para 75. Ao todo, 334 municípios foram afetados.
Além dos mortos, o estado tem 155 feridos e 103 desaparecidos. O número de pessoas afetadas é de 780.725, sendo que 88.019 estão desalojadas e 16.609 em abrigos.
Lula pede liberação de emendas parlamentares
Em entrevista coletiva concedida neste domingo (5), o presidente Lula anunciou ajuda federal para o Rio Grande do Sul e pediu que parlamentares liberem emendas para o estado, atingido por fortes temporais há dias.
“Sei que os deputados têm um monte de emendas. Se cada deputado liberar emendas para o Rio Grande do Sul, serão alguns milhões [de reais] que você [Eduardo Leite] terá imediatamente”, disse.
A fala do presidente foi direcionada ao governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. Também estavam presentes os presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL). Outros parlamentares acompanhavam a coletiva.
Loja da Havan em Lajeado
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/guaiba-chega-a-530-metros-agua-avanca-e-devasta-porto-alegre-neste-domingo/