A onda de calor extremo que atinge as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil deve continuar neste início de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para perigo e grande perigo sobre temperaturas acima da média até pelo menos segunda-feira (6).
O tipo de alerta feito pelo Inmet inclui risco à saúde, uma vez que tem previsão de temperaturas 5°C acima da média com duração que pode ser maior que cinco dias. O aviso foi emitido ainda no final de abril, no sábado (27).
O pior cenário está na região que abrange desde o norte e oeste do Paraná, sul e leste do Mato Grosso, além do interior de São Paulo e o Triângulo mineiro. Estas áreas têm previsão de ter a temperatura 5°C acima da média por mais de cinco dias.
A cidade de São Paulo atingiu um novo recorde de temperatura para o mês de maio no sábado (4), segundo a Defesa Civil. A capital alcançou 32,5°C e esse foi o terceiro dia seguido que o município atingiu esse recorde.
Já grande parte do Espírito Santo e Minas Gerais, incluindo a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata abrangendo a região Norte e Sul do Rio de Janeiro seguem com uma onda de calor.
*Sob supervisão de André Rigue
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/semana-comeca-com-onda-de-calor-extrema-ainda-ativa-no-sudeste-e-centro-oeste-do-brasil/