
Como parte dos planos estratégicos de fortalecimento do turismo internacional, o Governo do Maranhão realiza de 17 a 24 de abril um Famtour (viagem de familiarização). A iniciativa recebe diretores de operadoras internacionais que participaram da WTM Latin America, maior feira de turismo B2B da América Latina, realizada em São Paulo.
Durante os próximos dias, participam da experiência representantes dos Estados Unidos, Inglaterra, África do Sul e México. A ação visa apresentar os atrativos e a infraestrutura turística do Maranhão, fortalecendo a presença do estado no portfólio das operadoras internacionais. O roteiro integra as cidades de São Luís, Raposa, Santo Amaro, Barreirinhas, Atins e Tutóia, conectando dois dos principais polos turísticos maranhenses: São Luís e Lençóis e Delta.
As atividades terão início no dia 17 de abril com a chegada dos operadores à São Luís. Após o desembarque, o grupo será recepcionado por dois técnicos Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA).
Em seguida, no dia 18, os operadores participarão de um city tour pelo Centro Histórico de São Luís, com passeio pelo Museu do Reggae, logo após conhecerão o Quilombo Urbano, com panorâmica pelas praias e pelo Espigão Costeiro. A refeição de meio dia será no restaurante Flor de Vinagreira. À noite, o jantar oficial de boas-vindas acontecerá no Bonnie Cucina.
Já no dia 19, o grupo segue em diração ao município de Raposa, onde descobrirá a beleza dos manguezais e dunas em um passeio de barco, com almoço incluso. A ideia é apresentar a diversidade da região metropolitana, promovendo e valorizando as experiências ligadas à cultura e à natureza.
A partir do dia 20, as atividades continuam nos Lençóis Maranhenses, sentido a Santo Amaro. O almoço acontecerá na Vila Capininga e o grupo participará de uma recepção especial com o trade turístico local, em parceria com a prefeitura. A noite será encerrada com jantar e pernoite na pousada Casa Ipê.
Após uma bela noite dormida em solo maranhense,o dia 21 será em Barreirinhas com passeios e veículos 4×4. De lá, embarcam em um tour de lancha pelo Rio Preguiças. Em seguida, seguem até Atins para acompanhar o pôr do sol e as estrelas no céu do Maranhão.
Dia 22 de abril, o grupo retorna de lancha à Barreirinhas para um novo encontro. Após o almoço no restaurante Bambaê, os operadores seguem com destino a Tutóia, onde participam de passeios e jantar com apoio do receptivo local.
Já no dia seguinte, o grupo retorna a capital maranhense por via terrestre, com almoço previsto na própria ilha. O encerramento do famtour acontece no dia 24, com café da manhã, check-out e traslado para o aeroporto.
A programação conta com o apoio logístico e institucional da Setur-MA, que articulou parcerias com redes hoteleiras, empresas e secretarias municipais. Dois técnicos da secretaria acompanham o grupo durante todo o roteiro programado.
“A presença desses operadores no Maranhão é uma oportunidade estratégica para mostrar a diversidade e o potencial turístico do estado. Esse contato direto com nossos atrativos facilita a inserção do destino nos catálogos internacionais e amplia as possibilidades de negócios”, ressaltou a secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/04/maranhao-recebe-operadores-internacionais-para-fortalecer-turismo/