Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) continuam aumentando no Brasil, revela o novo Boletim Infogripe da Fiocruz. O coordenador do estudo, Marcelo Gomes, destaca que o cenário atual é resultado do crescimento dos casos do vírus sincicial respiratório (VSR) e de influenza em diversas regiões do país.
São Luís e mais 18 capitais apresentam sinal de crescimento nos casos de SRAG: Aracaju (SE); Boa Vista (RR); Plano Piloto e arredores de Brasília (DF); Campo Grande (MS); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Goiânia (GO); João Pessoa (PB); Maceió (AL); Manaus (AM); Palmas (TO); Porto Alegre (RS); Porto Velho (RO); Recife (PE); Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP) e Vitória (ES).
A análise ressalta que o aumento da circulação do VSR tem ocasionado um aumento significativo na incidência e mortalidade de SRAG em crianças pequenas, ultrapassando os números associados à Covid-19 nessa faixa etária.
“Semana após semana, continuamos observando o aumento de internações associadas, principalmente a esses dois vírus respiratórios, em praticamente todo o país, em estados de todas as regiões brasileiras. Com isso, obviamente, reforço a importância da população buscar a vacina contra a gripe em particular, sabemos que está com a campanha aberta em todo o país”, pontua Gomes.
De acordo com o Ministério da Saúde, todas as pessoas com mais de 6 meses de idade podem se vacinar contra a gripe. Os estados e municípios têm autonomia para definir os públicos, de acordo com seus estoques de vacina.
Com informações do Brasil61
Fonte: https://centraldenoticiasbrasil.com/sao-luis-registra-aumento-de-internacoes-causadas-pela-influenza-e-vsr/