
O espetáculo teatral que retrata os passos percorridos por Jesus Cristo, a Via Sacra, que aconteceu nesta quinta-feira (17) e foi apresentado novamente na Sexta-feira da Paixão (18), segue sendo apoiado pelo Governo do Maranhão como todos os anos. O tradicional evento ocorre no bairro Anjo da Guarda, em São Luís. Cerca 500 mil pessoas estavam previstas para comparecer nos dois dias de espetáculo, segundo os organizadores.
Ao todo, foram mais de 300 policiais mobilizados para garantir a segurança dos espectadores e do elenco da peça. A ação faz parte da Operação Semana Santa, que acontece em todo o estado até a próxima terça-feira (22).
Assim como a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) também apoiam o evento.
O apoio da Secma acontece via fomento à cultura, no valor de R$ 200 mil. A Emap também apoia financeiramente e, ainda, fortalece os laços entre o Porto do Itaqui e a comunidade local.
“Ao contribuir com essa manifestação artística e religiosa, reafirmamos o nosso compromisso com o desenvolvimento social e comunitário com o entorno do Itaqui-Bacanga. O trabalho com responsabilidade social é fundamental pra conseguirmos o desenvolvimento de todo o nosso estado”, afirmou a gerente de responsabilidade social do Porto do Itaqui, Marina Moura.
Segurança
O efetivo policial se posicionou em pontos estratégicos ao longo de todo o trajeto percorrido pelo cortejo. A mobilização incluiu policiamento a pé, montado e motorizado (com viaturas e motocicletas), além da instalação de barreiras e ações de monitoramento nas principais vias de acesso ao evento.
O Centro Tático Aéreo (CTA) também participou da ação com sobrevoos para reforçar o patrulhamento ostensivo da área. “Várias estruturas policiais foram mobilizadas para este evento, como viaturas, motocicletas, conjunto de cavalaria, aeronave e policiamento a pé”, informou o comandante do primeiro Batalhão de Polícia Militar, Alexsandro Silva.
O comandante de Policiamento Metropolitano da Área Sul, tenente-coronel Fábio Aurélio, também falou sobre a ação. “Nosso planejamento se pautou para dar segurança a todas as pessoas que participam do evento. Pela natureza, esse é um evento pacífico, mas nós temos que garantir a ordem e a segurança no local”, destacou ele.
A peça teatral
O espetáculo é realizado pelo Grupo Independente de Teatro Amador Grita, e esse ano traz como tema: ‘Da poeira aos palcos: um diálogo entre os territórios’.
A iniciativa, que perpassa pelo tema da religião, deixa reflexões ao público sobre a importância de uma sociedade cada vez melhor.
A produção da Via Sacra mobiliza a comunidade do bairro Anjo da Guarda, envolvendo pelo menos 2 mil pessoas, direta e indiretamente, tanto na parte artística, quanto na estrutura e logística.
*Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/politica/2025/04/via-sacra-governo-do-maranhao-apoia-evento-artistico-religioso-e-garante-seguranca-de-500-mil-pessoas/