
Filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Veneza.
A 15 de maio, chega às salas de cinema portuguesas a estreia de “Led Zeppelin – O Nascimento da Lenda”, o documentário de Bernard MacMahon que explora a ascensão meteórica da icónica banda Led Zeppelin.
O primeiro documentário oficialmente autorizado conta com testemunhos da banda, impulsionados por imagens psicadélicas inéditas e impressionantes atuações. Uma odisseia cinematográfica imersiva que mergulha na história dos Led Zeppelin e vem revelar uma grande quantidade de imagens raras e nunca antes vistas.
Um filme que quase não chegou a ver a luz do dia face aos enormes desafios que o realizador teve de enfrentar como a escassez de filmagens do período inicial da banda. “Passámos cinco anos a atravessar o Atlântico, a vasculhar sótãos e caves em busca de filmagens raras e inéditas, fotografias e gravações musicais”, revelou a argumentista e produtora Allison McGourty. “Depois, transferimos cada peça de material com técnicas personalizadas, para que, no cinema, estes excertos e músicas com 55 anos parecessem ter saído do laboratório ontem.”
Para os fãs de longa data, este documentário representa uma oportunidade única de reviver a energia e a inovação sonora que fizeram dos Led Zeppelin uma referência incontornável. Já para as novas gerações, “Led Zeppelin – O Nascimento da Lenda” oferece um olhar fascinante sobre a génese da banda que revolucionou o rock, com imagens e testemunhos nunca antes disponibilizados ao público.

Uma experiência musical visceral que transporta o público para as salas de concertos das primeiras digressões da banda, acompanhada por comentários íntimos e exclusivos dos seus membros, conhecidos pela sua discrição.
Através da combinação magistral de uma envolvente narrativa com uma restauração meticulosa de imagens de arquivo, este é um filme que nos leva a sentir a intensidade de uma música tão pura e rebelde, quanto eletrizante.
Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/documentario-sobre-os-led-zeppelin-estreia-nos-cinemas-portugueses-em-maio/