22 de abril de 2025
Petrobras nega risco de queda de royalties por causa de
Compartilhe:

As receitas de royalties do petróleo das prefeituras do Norte Fluminense não devem ser afetadas por causa do ncêndio ocorrido na plataforma PCH-1 (Cherne 1), na Bacia de Campos, na manhã desta segunda-feira (21).

De acordo com nota da Petrobras sobre o incidente, “a plataforma não produz petróleo desde 2020” o que faz com que o acidente não afete as receitas que são originárias de unidades produtoras.

A preocupação com a possibilidade de queda dos royalties dos municípios foi apresentada pelo prefeito de Campos e presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (OMPETRO), Wladimir Garotinho. Em postagem em suas redes sociais, Wladimir alertou que o incêndio somado “ao tarifaço de Trump, que fez o barril despencar abaixo de 60 dólares, trará problemas de fluxo de caixa nos próximos meses aos municípios da região”. O prefeito pediu “muita serenidade e sabedoria a todos”.

O acidente na plataforma ocorreu por volta das 7h25 e as chamas foram rapidamente controladas. Um trabalhador chegou a cair no mar mas foi resgatado. Onze funcionários ficaram feridos por causa do incêndio seguido de explosão. Todos sofreram queimaduras.

No momento da explosão, 176 pessoas estavam na plataforma, que fica a cerca de 130 quilômetros da costa da cidade de Macaé.

Nota da Petrobras:

A Petrobras informa a ocorrência de incêndio, já debelado pelas equipes de emergência imediatamente acionadas, na manhã desta segunda-feira (21/04), na plataforma PCH-1 (Cherne 1), na Bacia de Campos, a cerca de 130 km da costa de Macaé, no Rio de Janeiro. A plataforma não produz petróleo desde 2020.

Durante o incidente, um trabalhador que prestava serviço para a companhia se acidentou, caiu ao mar, mas foi resgatado, recebeu atendimento em embarcação de apoio e já está em processo de desembarque aeromedico. Ele sofreu queimaduras leves e está consciente. As pessoas que estão a bordo de PCH-1 estão bem e as equipes não essenciais serão preventivamente desembarcadas para que a integridade das instalações seja avaliada.

Uma comissão será formada para apurar as causas do incidente.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/petrobras-nega-risco-de-queda-de-royalties-por-causa-de-acidente-em-plataforma/