
Nesta quarta-feira (23), será lançado o relatório Conflitos no Campo Brasil 2024, o lançamento será realizado às 14 horas, no auditório do Sindicato dos Bancários, localizado na rua do Sol, centro de São Luís.
Entre as inúmeras especificações do caderno, a pasta contém registros sobre as ações de violência contra os povos dos campos, da água e das florestas, trabalho escravo rural, e também ações de resistência dos povos e comunidades que tradicionalmente resistem ao avanço do Capital, ao agronegócio e as políticas de morte estabelecidas pelo Estado durante o ano de 2024 no Maranhão.
De acordo com dados, é possível prever o registro de uma pequena redução na quantidade de conflitos em relação ao ano de 2023, período em que houve um recorde de casos registrados desde o início da publicação. No entanto, os índices de conflitos por terra e água continuam entre os mais elevados da série histórica, refletindo um contexto de avanço contínuo do agronegócio e de projetos danosos que prejudicam o bem-viver dos povos do campo.
O Maranhão permanece como a região com o número de conflitos mais elevado, especialmente por conta da contaminação causada por agrotóxicos identificada nas comunidades tradicionais de todo o estado. Em relação a violência contra a pessoa, a quantidade de assassinatos diminuiu (de 31 para 13), porém os registros de tentativas de assassinato e ameaças de morte aumentaram, o que evidencia intensificação dos conflitos que atingem a vida das pessoas.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/04/relatorio-conflitos-no-campo-brasil-2024-sera-lancado-nesta-quarta-feira-23/