
Na madrugada desta sexta-feira (25), um curioso “emoji sorridente” poderá ser visto no céu. O “sorriso cósmico” será formado pela proximidade entre a Lua, Vênus e Saturno.
De acordo com o guia de observação InTheSky.org, tudo começa às 22h21 (pelo horário de Brasília) de quinta-feira (24), quando a Lua vai compartilhar a mesma ascensão reta (coordenada astronômica equivalente à longitude terrestre) com Vênus – em um fenômeno conhecido como conjunção.
Esse momento, em específico, não poderá ser observado, pois os protagonistas do evento estarão abaixo da linha do horizonte – portanto, fora do campo de visão. No entanto, eles surgem no céu a partir das 3h34, permanecendo visíveis até pouco antes do amanhecer, às 6h da manhã.
Quando os astros despontarem no horizonte, eles estarão acompanhados de Saturno, que terá feito conjunção com a Lua à 1h23, pouco mais de duas horas antes. A disposição do trio no céu, em especial pela Lua estar na fase minguante, é que dará a impressão de um singelo sorriso celeste.
O trio não estará próximo o bastante para caber no campo de visão de um telescópio, mas poderá ser facilmente observado a olho nu ou com auxílio de binóculos.
Enquanto a Lua estará em magnitude de -10.4, a de Vênus será de -4.5 e a de Saturno 1.0, com os três na constelação de Peixes. Quanto mais brilhante um objeto parece, menor é o valor de sua magnitude (relação inversa). O Sol, por exemplo, que é o corpo mais brilhante do céu, tem magnitude aparente de -27.
Leia mais:
- Nenhum astronauta jamais deixou a atmosfera da Terra – nem aqueles que pisaram na Lua
- Lua de Saturno “cospe” vapor d’água e gelo – e a origem desses jatos pode surpreender
- Vênus já teve vida? Nova equação pode ajudar a descobrir
Como observar o “sorriso” formado por Vênus, Saturno e Lua
Segundo a NASA, para conseguir ver o evento, é essencial ter uma visão livre do horizonte leste (direção por onde o Sol nasce). Vênus será o “olho de cima”, com um brilho intenso. Saturno aparecerá logo abaixo, como o “olho de baixo”. A Lua, em formato de um fino crescente, estará mais abaixo e um pouco à esquerda, representando o “sorriso”.
Alguns observadores, dependendo da região em que estiverem, têm chance de ganhar um bônus: Mercúrio pode surgir abaixo dos três, mas em muitos lugares ele ficará abaixo da linha do horizonte – portanto, invisível.

O “sextou” pode ser ainda mais especial com a presença de “estrelas cadentes”, já que a chuva de meteoros Líridas, que atingiu o pico entre segunda (21) e terça-feira (22), ainda estará ativa, podendo gerar até 15 rastros de luz por hora em locais escuros.
O post Vênus, Saturno e Lua formam “emoji sorridente” no céu nesta sexta (25) apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/24/ciencia-e-espaco/venus-saturno-e-lua-formam-emoji-sorridente-no-ceu/