26 de abril de 2025
Setres prorroga inscrições para o programa de residência técnica profissional
Compartilhe:

Com abrangência para a Região Metropolitana de São Luís, Região Tocantina e Região Sul, o Programa de Residência Técnica Profissional (RESTECPRO), direcionado aos recém-formados em engenharias e ciências sociais aplicadas e às empresas que buscam mão de obra qualificada, tem inscrições para empresas prorrogadas até o dia 10 de maio.

Os participantes receberão uma bolsa de R$ 2.500,00 cada, totalmente financiada pelo Governo do Estado durante um período inicial de um ano. Serão credenciadas nesta etapa 200 empresas. As contempladas deverão apresentar como contrapartida a oferta de plano de saúde, ticket alimentação, seguro de vida e transporte.

Após o cadastro das empresas será lançado o edital de seleção dos trainees. Na primeira etapa serão selecionados 50 profissionais e mais 50 para cadastro de reserva. A primeira etapa é voltada para a inscrição de empresas, que se estendeu até o dia 10 de maio, por meio do link: https://portalresidenciasetres.serv-uema.com.br/pesquisa

O programa é uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

“Defendemos o residência técnica profissional em muitos aspectos. O primeiro é que ele gera emprego e renda e renda qualificada, pois mira nos melhores cargos do setor industrial e empresário do estado. O segundo é que ele insere recém-formados no mercado de trabalho, em um momento de início de carreira, que é de angústia para muitos profissionais. Ao passo que faz isso, qualifica essa mão de obra na prática e é uma prática feita em parceria com os empresários, que têm acesso a estes profissionais com recursos públicos do estado, podendo formá-los com a cultura de suas empresas. Benefício para o estado, que gera emprego, para os profissionais que se inserem, e o empresário que pode desenvolver seus recursos humanos”, afirmou o secretário da Setres, Luiz Henrique Lula.

Segundo o presidente da Fapema, Nordman Wall, “o RESTECPRO reafirma o compromisso do Governo do Maranhão com o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação. Ao conectar recém-formados a empresas estratégicas, o programa amplia as possibilidades de aplicação prática do conhecimento e impulsiona a competitividade das empresas maranhenses. É um investimento direto no capital humano e no futuro do nosso estado”.

O programa é uma determinação do governador Carlos Brandão e conta com o apoio da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e das universidades Estadual do Maranhão (Uema), Estadual da Região Tocantina (Uemasul) e Federal do Maranhão (Ufma), o que garante uma seleção criteriosa de talentos, prontos para contribuir com inovação, conhecimento e comprometimento. Profissionais que atuarão 30 horas semanais, desenvolvendo suas competências e contribuindo com o desenvolvimento das empresas.

Ao participar do RESTECPRO, sua empresa investe no fortalecimento do Mercado de Trabalho, na qualificação de novos profissionais e no desenvolvimento econômico do Maranhão. Aproveite essa oportunidade e integre profissionais qualificados à sua equipe com o RESTECPRO!

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/concursos-e-emprego/2025/04/setres-prorroga-inscricoes-para-o-programa-de-residencia-tecnica-profissional/