
A Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE) teve seu edital nº 1/2025 publicado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). A empresa é a organizadora do novo concurso PGE PI que oferece 10 vagas.
continua depois da publicidade
Todas as oportunidades são de caráter imediato para contratação de Procurador do Estado Substituto. Essa oferta já inclui candidatos de ampla concorrência e reserva para pessoas com deficiência (PcD) e pessoas negras ou pardas.
O cargo exige nível superior completo em Direito mais inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A remuneração prevista é de R$ 32.319,67 por mês.
Inscrição no concurso PGE PI
A inscrição ficará aberta ao longo de um mês, entre os dias 02 de maio e 02 de junho de 2025. Quem quiser concorrer às vagas deverá preencher formulário eletrônico no site do Cebraspe dentro do período informado.
continua depois da publicidade
A participação no certame é condicionada ao pagamento de taxa no valor de R$ 250,00. A redução de 50% desse valor será concedida àqueles que comprovarem renda familiar de até um salário mínimo mensal.
Já a isenção integral contempla desempregados, pessoas com deficiência, eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Piauí, doadores de sangue e doadores de medula óssea.
Como será a prova objetiva

Veja como será a prova do concurso PGE PI. Foto: montagem / Concursos no Brasil
A primeira fase de classificação prevista no edital é uma prova objetiva, composta por 100 questões de certo ou errado. Os candidatos terão um prazo de cinco horas para responder sobre conteúdos de:
- Direito constitucional;
- Direito administrativo;
- Direito civil;
- Direito empresarial;
- Direito processual civil;
- Direito ambiental;
- Direito agrário;
- Direito do trabalho;
- Direito processual do trabalho;
- Direito tributário;
- Direito financeiro;
- Direito econômico;
- Direito previdenciário;
- Legislação estadual.
A aplicação está agendada para acontecer na manhã do dia 13 de julho de 2025 (data provável).
continua depois da publicidade
Confira outras etapas
O concurso PGE PI ainda contará com outras três etapas. A segunda será de prova subjetiva, requerendo a redação de um texto dissertativo, demonstrando conhecimentos de Direito constitucional, Direito administrativo, Direito processual civil e Direito tributário.
Os aprovados serão convocados para a terceira etapa, que consistirá numa prova prática de composição de uma peça jurídica ou parecer jurídico. Por fim, será aplicada uma avaliação de títulos, que vai considerar diplomas de pós-graduação, exercício profissional e produção cultural.
Fonte: https://concursosnobrasil.com/concursos/pi/2025/04/28/concurso-pge-pi-10-vagas-de-ate-r-323-mil/