29 de abril de 2025
CNU 2025: 2ª edição terá 3.352 vagas e inscrições estão
Compartilhe:

Esther Dweck, ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, detalhou os pormenores da 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (28), em Brasília.

Serão oferecidas 3.352 vagas em 35 entidades governamentais. Após a validação dos resultados, haverá 2.180 posições imediatas (1.672 de nível superior e 508 de nível intermediário) e 1.172 para provimento de curto prazo.

A data prevista para o começo das inscrições é para o mês de julho, enquanto a avaliação objetiva, primeira fase do processo seletivo, está marcada para 5 de outubro. Em comparação com a primeira edição, que contou com postos em 21 entidades governamentais, o CPNU 2 expande a quantidade para 35 orgãos.

O CPNU 2 terá nove blocos temáticos e o mesmo sistema de inscrição para diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com lista de preferência. A previsão é de que as provas sejam aplicadas em cerca de 228 cidades.

“Na nossa visão, a importância de se realizar um novo concurso é que um grande número de pessoas estão se aposentando no serviço público federal e a gente acha que essa ideia de poder contratar, de forma periódica e ampla, para termos um serviço público com a cara do Brasil, é super importante. A gente quer transformar essa política pública em algo permanente, se for possível”, afirmou Esther Dweck.

Os principais cargos e vagas imediatas para nível superior são para Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico (250 vagas) e Analista Técnico de Defesa e Justiça (250), além de cargos nos ministérios das Cidades (15), do Desenvolvimento Agrário (64), do Turismo (8), da Integração e Desenvolvimento Regional (10), da Fazenda (30) e da Pesca e Aquicultura (33).

Para inscritos com ensino médio completo, as vagas contemplam instituições como ANP (50 vagas para nível superior e 16 para ensino médio), Anac (70 para médio), Anatel (50 para médio), ANM (80), ANS (20), Antaq (30), ANTT (50) e Anvisa (14), entre outros.

Veja a tabela completa de cargos e órgãos do CPNU 2 .

O que muda no CPNU 2?

No CPNU 2 haverá dois dias de aplicação de provas. O primeiro dia, previsto para 5 de outubro, será dedicado somente à aplicação das provas objetivas, para todos os candidatos e candidatas inscritos.

Já no segundo dia de provas, previsto para 7 de dezembro, serão realizadas as provas discursivas. Dessa vez, no entanto, somente os candidatos habilitados na 1ª fase e convocados para essa segunda fase do concurso, realizarão as provas.

A convocação para a segunda fase contemplará os candidatos aprovados em até 9 vezes o número de vagas de cada cargo, tanto para ampla concorrência quanto para vagas reservadas.

Exemplo: em um cargo com 100 vagas no total​

75 vagas ampla concorrência = 9 x 75​

20 vagas pessoas negras = 9 x 20​

5 vagas pessoas com deficiência = 9 x 5

Outra mudança, que visa reforçar a segurança do certame, é que haverá um código de barras para identificação individual do candidato em todas as páginas das provas.

​Cronograma previsto​

Confira abaixo as datas previstas para o CPNU 2:

Edital e inscrições Julho/25

Prova objetiva 05/10/25​

Prova discursiva para os habilitados na 1ª fase 07/12/25​

Divulgação dos resultados fevereiro/26​

A convocação para a segunda fase vai respeitar a ideia de nove vezes o número de vagas para cada cargo, tanto para ampla concorrência quanto para vagas reservadas.

Identificação automática

O CPNU 2 usará o código de barras no cartão-resposta para identificar automaticamente o candidato, no lugar do preenchimento de bolinhas com caneta preta, como ocorreu na primeira edição do certame. Com a nova tecnologia, cada caderno de questões virá com um código único, que identifica o candidato sem revelar seus dados pessoais aos corretores. O anonimato tem o objetivo de garantir a imparcialidade e a justiça. A expectativa é que o novo sistema também agilize a correção e a divulgação de resultados dos candidatos.

*Fonte: Agência Gov

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/04/cnu-2025-2a-edicao-tera-3-352-vagas-e-inscricoes-estao-previstas-para-comecar-em-julho-veja-datas/