
A praça Catulo da Paixão Cearense, fica situada em frente ao estádio Nhozinho Santos, na Vila Passos onde, antes de ser habitada, era o Cemitério Bom Jesus dos Passos, que deu nome à Vila.
Não se sabe ao certo a data da sua fundação nem as suas origens, mas a praça que homenageia o grande poeta e músico maranhense foi presenteada com uma estátua do homenageado, em 1948, dois anos após a sua morte.
Praça necessita de requalificação

A praça, embora esteja localizada em uma área central da cidade, a poucos passos do Canto da Fabril, é um logradouro que carece de melhores cuidados, principalmente no que concerne à conservação e limpeza. Tornou-se a muitos anos, ponto de referência como principal ponto de comércio informal de veículos automotores, ficando conhecida como “Pedra”, concentrando grande número de trabalhadores que se dedicam à compra e venda de automóveis e outros veículos. Na parte posterior da praça encontra-se uma barraca que funciona como restaurante, com o lógico propósito de servir aos corretores que ali passam o dia realizando suas negociações, à comunidade e visitantes.
Alguns equipamentos para exercício físicos e para as brincadeiras das crianças, são pertences da praça. O logradouro está carente de serviços de requalificação para que possa cumprir, com plenitude, o seu papel de local público para lazer e vivência salutar da comunidade.

Consultada por O Imparcial, a Prefeitura Municipal de São Luís informou estar atenta às necessidades da Praça Catulo da Paixão e que já está adotando procedimentos para efetivar e regularizar o serviço de limpeza do logradouro, assim como irá enviar uma equipe de técnicos do Instituto Municipal de Paisagismo Urbano – IMPUR. para avaliar as necessidades para a requalificação da praça e tornar a deixá-la apta a cumprir o seu papel social de logradouro público da comunidade e da cidade.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/04/catulo-da-paixao-cearense-a-praca-de-um-poeta-esquecido/