
O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, deve escolher em maio o novo presidente do diretório fluminense do partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus. Ainda sob a presidência do principal aliado do presidente Lula na Baixada Fluminense, o ex-prefeito de Belford Roxo, Waguinho deve deixar o cargo depois de ter acumulado reveses políticos. As derrotas foram desde a tentativa frustrada de eleger o sobrinho sucessor em Belford Roxo, até ameaças de inelegibilidade e investigações.
Agora, Marcos Pereira estaria entre três nomes: o secretário estadual de Meio Ambiente, Bernardo Rossi, que é indicado pelo governador Cláudio Castro, o deputado federal Luciano Vieira, que é atualmente um dos principais líderes da bancada fluminense no Congresso e amigo do presidente da Câmara, Hugo Motta, e o pastor Luiz Carlos, que atualmente exerce mandato em Brasília como suplente e tem forte liderança na igreja.
A escolha pode simbolizar um norte para 2026. Vieira já se manifestou pela Anistia aos condenados pelo 8 de janeiro e se mostra mais inclinado ao governismo. Bernardo Rossi representaria uma afinidade com o PL de Castro e Bolsonaro. E Luiz Carlos uma guinada às origens religiosas do partido.
Isto, é claro, será decisivo para um palanque de 2026, quando o grupo do prefeito Eduardo Paes deve polarizar a disputa com o grupo do governador Claudio Castro, provavelmente representado por Rodrigo Bacellar.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/republicanos-do-rj-tera-nova-presidencia-em-maio-e-escolha-pode-ditar-rumos-para-2026/